De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
1) Todos os compostos deveriam ter nomes diferentes, que os distinguissem; não poderia haver dois ou mais compostos com o mesmo nome; 2) Deveria ser possível dar o nome do composto através de sua fórmula estrutural e o contrário também; isto é, dada a fórmula estrutural, deveria ser possível a elaboração de seu nome.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.
Álcoois. Possuem o grupo hidroxila, (OH)-, ligado a um átomo de carbono saturado (que possui somente ligações simples).
Já estudamos as funções orgânicas com um super resumo, certo? Agora vamos nos dedicar à nomenclatura dos compostos inorgânicos?
Os termos técnicos de enfermagem são expressões referentes a ações, procedimentos, estados clínicos etc. exercidos pelos enfermeiros em geral. No decorrer do curso de enfermagem e no ambiente de trabalho, é muito comum se deparar com diversas nomenclaturas diferentes e até estranhas no começo.
-Algesia: sensibilidade à dor. -Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. -Àlgico: relativo a dor, doloroso. -Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil.
“Odinofagia” é o termo médico utilizado para designar a sensação de dor ao engolir alimentos, ou seja, a dor ao deglutir. O significado de odinofagia vem do grego, sendo que “odyn” é dor e “phagia” é comer. Muitas vezes, a odinofagia aparece associada ao termo “disfagia”, que é a dificuldade para engolir alimentos.
Azia ou pirose - sensação de queimação ou acidez ascendente do estômago para a cavidade oral. Regurgitação - retorno do conteúdo líquido, por vezes acompanhado de restos alimentares, ou gasoso para o esôfago podendo ou não atingir a cavidade oral.
Vômito ou emese é caracterizado pela contração da musculatura abdominal, abaixamento do diafragma, relaxamento da cárdia gástrica, resultando em expulsão do conteúdo do estômago em direção à boca(2).
Melena é um termo médico utilizado para descrever fezes muito escuras (semelhantes a alcatrão) e mal cheirosas, que contêm sangue digerido na sua composição. Dessa forma, este tipo de cocô é muito comum em pessoas que têm algum tipo de sangramento no sistema digestivo alto, ou seja, no esôfago ou no estômago.
Melena. Melena é o nome dado às fezes negras, habitualmente pastosas e com odor muito forte, que surgem nos sangramentos digestivos altos, em geral, de origem no estômago ou duodeno.
O principal sinal da melena é constituído por fezes muito escurecidas, uma vez que o sangue já se encontra quimicamente alterado (oxidado) pela ação de enzimas e bactérias existentes no trato digestivo. A presença de sangue rútilo nas fezes sinaliza sangramento baixo, geralmente do reto ou do próprio ânus .
Os especialistas utilizam os termos melena e hematoquesia para determinar a presença de sangue nas fezes. Apenas o sangue oriundo de fonte superior (como intestino delgado), ou sangramento da fonte inferior que ocorre devagar o suficiente para que ocorra a oxidação, são associados com melena.
A colonoscopia é o método diagnóstico e tratamento inicial das HDB, nos pacientes estáveis, deve ser realizada após o preparo do colón e até as primeiras 24h. Após afastar HDA, a presença de sangue não coagulado no íleo terminal ou depois da válvula ileocecal, indica hemorragia no intestino delgado.