Como Consultar Minha Aposentadoria No INSS?

Como consultar minha aposentadoria no INSS

Aposentados e pensionistas do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social pode contar com uma série de serviços online no site da Previdência Social e muitos deles podem ser consultados diretamente pela internet. Trata-se de algum tipo de consulta de aposentadoria ou benefício pelo CPF do titular, nome no INSS ou número do benefício.

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​

Atenção: caso o sistema do INSS identifique que você não tem os requisitos mínimos para um determinado tipo de aposentadoria, ele não permite que o usuário termine o requerimento.

E se a consulta que eu preciso não estiver disponível?

E se a consulta que eu preciso não estiver disponível?

É possível acessar dados previdenciários como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e Extrato de Imposto de Renda.

O INSS tem 90 dias para dar uma resposta sobre a solicitação de aposentadoria, mas como sabemos, pela falta de funcionários, equipamentos e recursos financeiros, eles demoram bem mais do que isso.

E neste post, você vai conferir um passo a passo completo de como acompanhar seu requerimento administrativo feito junto ao INSS, e o melhor, sem precisar enfrentar as filas nas agências do Instituto.

Ingracio Advocacia é um escritório de advocacia registrado na OAB/PR sob o número 1517. CNPJ: 06.029.225/0001-57.

O procedimento é bem semelhante ao feito pelo computador, a única mudança é que depois de feito o login no celular, deve-se clicar no campo “Consultar Pedidos” e então clicar na lupa para ter acesso aos detalhes.

Tudo esse número, é graças o sistema digital, que permite ao solicitante escapar das filas. Mas, nem tudo é maravilha. Imagine um milhão de pedidos de aposentadoria num mês, ou seja, 30 dias.

Já imaginou consultar o seu processo de aposentadoria no INSS pela internet e sem sair de casa?

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Apesar de existir diversos serviços e consulta de vários itens referentes a aposentadoria pelo site do INSS, nem todos os serviços estão disponíveis online ou nem todos são possíveis consultar apenas pelo nome ou CPF.

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Caso seja concedido (que alívio! Hehe), em alguns dias chegará a carta física na sua casa com todas as informações. Se ainda tem dúvidas, pode ligar na Central 135 e usar o ramal 0, para falar com um atendente e pedir por mais informações.

Quem pode fazer a consulta online?

Muito embora o portal Meu INSS seja um grande avanço para ajudar na rapidez da prestação de serviços à população brasileira, mesmo assim persistem alguns problemas.

Se você foi consultar seu pedido e ele estava classificado como “cumprido”, quer dizer que o INSS concluiu a análise. Basta acessar os detalhes que estará lá em “anexos” o documento informando se foi concedido ou indeferido.

No exemplo, nós usaremos a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, para as demais aposentadorias o procedimento é muito semelhante, podendo ter uma ou outra etapa diferente.

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) analisou seu pedido e já tem uma resposta para lhe dar. Para ver a decisão, é preciso clicar na lupa ao lado direito do quadro. Uma página com todo o andamento do pedido administrativo abrirá. Vá até o final dela para ver a resposta do INSS. O instituto poderá informar se o benefício foi aceito ou negado. Se for negado, o motivo estará explicado nessa página.

Segundo o advogado previdenciário João Badari, o segurado que tiver o pedido de aposentadoria negado pode entrar com um recurso administrativo, no próprio INSS, para tentar reverter a situação. Outra opção é buscar a Justiça.

Quais tipos de consultas podem ser feitas pela internet no INSS?

Quais tipos de consultas podem ser feitas pela internet no INSS?

O endereço do site do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social com a relação completa de consulta de aposentadorias, bem como outros serviços aos contribuintes é o seguinte:

Se Antônio autorizou a mudança e ele atingiu os requisitos para a aposentadoria durante a análise, o INSS foi autorizado a realizar a troca da data de entrada do requerimento de 01/01/2018 para 01/06/2018.

Quanto tempo leva para a concessão da aposentadoria?

Tempo médio para o pagamento da aposentadoria INSS O prazo para o primeiro pagamento da aposentadoria INSS geralmente se dá entre 30 e 90 dias, a contar da data em que todos os documentos exigidos tiverem sido entregues ao órgão.

Quanto tempo demora análise de aposentadoria pelo INSS?

30 dias O prazo que está na lei. Conforme a Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário para apresentar uma resposta ao seu pedido.

Qual o tempo máximo de um processo de aposentadoria na Justiça?

O que muita gente não sabe é quanto tempo um processo contra o INSS pode levar na justiça. Para responder sua pergunta, saiba que em média o processo na Justiça contra o INSS leva 18 meses. Contudo, é necessário analisar com o seu advogado, o período médio que duram os processos judiciais no seu Estado ou região.

Porque o INSS está demorando para liberar aposentadoria?

A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

Quanto tempo pode durar um processo contra o INSS?

18 meses O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido acionado na Justiça pelos seus segurados que buscam revisão e até mesmo receber os atrasados. Mas, entrar na justiça significa esperar, na maioria das vezes, por 18 meses.