O aluno deve se cadastrar no portal do FIES Seleção informando dados pessoais, como número de documentos, filiação, entre outros. Em seguida, precisa preencher os campos sobre a unidade na qual solicita o financiamento. Dentre as informações solicitadas, está o nome do curso e a IES.
As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma (1) Federal, (2) Estadual ou (3) Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade.
Assim, a seleção é feita de acordo com as notas do Enem em ordem decrescente e conforme o grupo de preferência escolhido pelo estudante. Antes de escolher as opções de curso, o candidato deve preencher o seu grupo de preferência informando o estado, o município e o curso que quer estudar.
Estudantes interessados em fazer a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2018.
Só se pode solicitar o Fies uma vez. Portanto, o estudante que já fez uma graduação beneficiado pelo programa do governo não tem direito a uma segunda oportunidade.
Acesse a página do FIES Seleção diariamente para ver se foi selecionado. A lista de espera é liberada aos poucos, à medida que outros candidatos perderem os prazos, não conseguirem comprovar a documentação ou desistirem. Importante: o candidato em lista de espera também terá um prazo (super curto!)
Assim que o FIES encerra o processo seletivo, não demora quase nada para divulgar os resultados. Em pouco mais de dois dias depois de finalizada seleção, o candidato já pode entrar no site do FIES Seleção, digitar seu CPF e senha e ver se obteve o financiamento ou não.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Nesta edição, os candidatos não puderam usar as notas do Enem 2020, pois as provas foram feitas nos dias 17 e 24 de janeiro e o resultado somente sairá no dia 29 de março. A primeira edição do Fies de 2021 ofereceu 93 mil vagas para 2021.
45 dias
Os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1 estão automaticamente inscritos na lista de espera. As convocações podem ser feitas a partir desta quinta-feira, 4 de fevereiro, e vão até 18 de março.
O FIES também atende estudantes que já tenham um diploma de nível superior. A concorrência, no entanto, é mais acirrada, pois a prioridade é financiar o curso de quem ainda não tem diploma.
Ou seja, não é possível fazer dois cursos de graduação na mesma universidade ou em instituições distintas. ... Isso porque o Governo estabelece que só é permitido cursar a graduação em seus programas educacionais do ensino superior, como o Sisu e Prouni, caso o estudante não esteja matriculado em outro curso superior.
É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda. No entanto, isso só vale para quem não tem diploma de nível superior.