Cálculos envolvendo o pH de soluções
O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.
Pode-se medir o pH de uma solução usando um indicador universal. As tiras de pH, também conhecidas como indicadores ácido-base, auxiliam na leitura do pH de soluções aquosas.
As bebidas gaseificadas, o refrigerante e o energético, apresentaram a menor média de pH (2,81), seguidas dos sucos de fruta, que apresentaram a média (2,97).
O sumo do limão costuma ter um valor de pH próximo de 2,0 (a 25 °C) – o que é significativamente ácido! Observe a ilustração a seguir com os valores médios de pH para alguns materiais a 25°C: Fonte: CISCATO, PEREIRA e CHEMELLO. Química, vol 2, 1ª edição.
O hidróxido de magnésio [Mg(OH)2] quando disperso em água, numa concentração aproximada de 7%, dá origem a um líquido branco e espesso, muito conhecido como leite de magnésia. Trata-se de uma solução básica, de pH próximo de 10,5, densidade de 2,38 g/cm³, cor branca opaca, levemente viscosa e não tóxica.
Amônia
Maneiras de Como Medir o pH do Seu Sabonete A forma mais popular é a utilização de uma tira de teste de pH ( indicador de pH) especifica para isso . Esse papel de pH tem que ser submergido numa solução de água misturada com um pedacinho do sabão que você quer verificar.
De acordo com os profissionais, o pH pode variar numa faixa até 14, sendo que quanto mais próximo do 0, mais ácido; já se o valor está mais para 14, mostra um pH alcalino. O pH 7 é considerado neutro. Os sabonetes devem ter pH próximo ao da pele (que fica entre 5,4 e 5,6), para evitar alterações na acidez cutânea.
Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.
O pH do vinagre fica em torno 3 a 3,5, ou seja, é ácido, o que de encontro ao estômago vazio gera uma perda progressiva da proteção natural, podendo danificar a parede do sistema gastrointestinal, causando sintomas desagradáveis como queimação e até mesmo erosão esofágica.