Velocidade média é a variação da posição (deslocamento) de um móvel em relação a um referencial durante certo intervalo de tempo. A unidade de medida da velocidade média, de acordo com o SI, é o metro por segundo (m/s).
Aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade de um móvel em função do tempo. A unidade de aceleração no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o m/s² (metro por segundo ao quadrado).
As sete grandezas de base, que correspondem às sete unidades de base, são: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.
Um empurrão na vertical pode ser para cima ou para baixo. Grandezas que necessitam, além de seu valor associado a uma unidade, de direção e de sentido para ficar totalmente determinadas são denominadas grandezas vetoriais. São exemplos de grandezas vetoriais: a força, a velocidade, a aceleração e a posição de um corpo.
Grandeza escalar é uma grandeza que não apresenta direção nem sentido, apresenta somente intensidade e é determinada apenas por um valor numérico chamado módulo. Por exemplo: tempo, massa, comprimento e volume.
São grandezas escalares: Tempo, Temperatura, Volume, Massa, Trabalho de uma Força, etc. Aquelas que necessitam de uma direção e um sentido, além do valor numérico e da unidade de medida, são chamadas de grandezas vetoriais.
Em matemática, física e informática, uma grandeza escalar é definida por ser composta por um único valor numérico, associado a uma unidade de medida, para caracterizar uma grandeza física. ... Grandezas como comprimento, massa e tempo são três exemplos de grandezas escalares.
Porque a medida da pressão é realizada pelo módulo da força e não pelo "vetor" força (#redundancia) aplicada sobre uma determinada área. Por este motivo que pressão é uma grandeza escalar!
As grandezas vetoriais representam tudo aquilo que pode ser medido (mensurável) e necessita de uma direção e sentido. As grandezas vetoriais se diferenciam das grandezas escalares por necessitares de sentido. Essa relação com o modo, o sentido e a direção é chamado de vetor.
A força é uma grandeza vetorial porque ela tem módulo, direção e sentido. ... Isso significa que para definir a força é preciso dizer o valor, a direção e o sentido. Outras grandezas vetoriais são velocidade, aceleração, corrente elétrica, etc.
A representação de uma grandeza vetorial é através de vetores, que corresponde a um segmento orientado, cujo tamanho é proporcional ao módulo da grandeza que ele representa e que também indica a direção e sentido da grandeza vetorial representada por ele.