Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?
Existem duas formas de recuperação de um XML perdido. Acesse o site do Portal Nacional NF-e, informe a Chave de Acesso da NF-e que vem impressa no DANFE e fazer o download do documento fiscal com validade jurídica. 1) No site da NF-e, na página principal, clique no local Consultar NF-e Completa.
Meios de recuperar o XML das NF-e e NFC-e Esse tipo de consulta é pública, bastando ter o CNPJ e a chave de acesso da nota que deseja consultar. Caso deseje fazer o download do documento, é necessário ter o certificado digital do emitente ou do destinatário.
Os referidos XML podem também ser obtidos gratuitamente, bastando, no caso da NF-e, acessar o Portal Nacional da NF-e (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx), escolher a opção Consultar NF-e Completa, inserir o certificado digital, e clicar no campo Download do Documento.
Baixar XML da NFe ou CTe com chave de acesso sempre foi fácil, o próprio site da Sefaz disponibiliza o acesso ao documento fiscal. Porém, uma mudança na Confaz, exige que atividades como a consulta nota fiscal eletrônica completa e baixar NFe fazendo o download do XML, passem a ser feitos com certificado digital.
Clique em Nota Fiscal - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) - Ative a opção "Enviar XML ao cliente automaticamente após a NFE ser autorizada - (via email)" e clique em Confirmar.
O XML, sigla para eXtensible Markup Language, é um tipo de linguagem de marcação que define regras para codificar diferentes documentos. É muito utilizado para a criação de Notas Fiscais Eletrônicas, também chamadas de NF-e, por armazená-las e ainda garantir uma assinatura digital.
O arquivo XML da NF-e é o formato digital da nota fiscal eletrônica emitida nas vendas de produtos. A sigla significa “eXtensible Markup Language” em inglês, que é basicamente um formato de arquivo universal usado para criar documentos com dados organizados.
0Compartilhamentos. A eXtensible Markup Language é o significado da sigla XML.
Os arquivos XML são codificados com texto simples, o que significa que podem ser visualizados normalmente em qualquer editor de texto. Clique com o botão direito sobre o XML e selecione "Abrir Com". Uma lista de programas que podem abri-lo será exibida. Escolha o “Bloco de Notas” (Windows) ou “Editor de Texto” (Mac).
→ Acesse a página do Lattes no endereço (http://lattes.cnpq.br/) e busque pelo currículo desejado: → Ao abrir a página do Currículo, veja que no canto superior direito da página tem a opção XML.
Há duas formas de salvar o currículo Lattes em PDF: direto na plataforma ou pelo Word. Na primeira opção, você só precisa abrir o seu currículo online, clicar no ícone da impressora e alterar o comando de impressão. Ao invés de clicar em “imprimir”, mude a configuração para “Salvar em PDF”.
Acesse http://lattes.cnpq.br/ e clique na opção “Cadastrar novo currículo” para criar seu Currículo Lattes. Após concluir o preenchimento, um resumo dos dados inseridos será apresentado para sua conferência.