Que é basicamente dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar a luz a novas ideias e concepções. Era utilizado pro Sócrates para que ele pudesse fazer o ouvinte a conceber por si só a verdade absoluta ou pelo menos, chegasse perto.
Ironia significa simulação. É a capacidade que permite a simulação subtil de dizer uma coisa pensando em outra. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio. É a ação de dizer uma coisa com o fim de fazer entender outra coisa que é geralmente o seu contrário.
A ironia é estudada pela filosofia. Figuras importantes do mundo da filosofia como Sócrates tentou explicá-la. Para Sócrates a ironia era carregada de uma falsa ignorância, pois o indivíduo que faz uso dela ao perguntar algo, já sabendo a resposta. ... Já para Kierkegaard a ironia é uma postura moral perante o mundo.
Resposta: Ironia e Maiêutica foram dois elementos para chegar no conhecimento da verdade em Sócrates. Na ironia Sócrates faziam perguntas aos seus alunos ,onde respondiam de acordo com suas opiniões e conhecimentos, depois a pessoa que conversava com Sócrates se percebia como quem na verdade sabia de muito pouco.
Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.
Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.
Resposta. Sócrates foi um importante filósofo grego, seu método era dialógico: ensinava as pessoas a chegarem às suas próprias definições por meio de perguntas e respostas. A importância de Sócrates para a história da filosofia é tal que todos aqueles que vieram antes dele são chamados de pré-socráticos.
O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "Conhece-te a ti mesmo", um oráculo universal dado pelo deus Apolo na mitologia grega. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se auto analisar e reconhecer sua própria ignorância.
Sócrates foi inimigo direto da propositura filosófica dos sofistas. Considerou os sofistas como não filósofos, sendo estes apenas professores de retórica e que em nada contribuíam com o futuro de Atenas.
A alma irascível - Seria a alma onde estão os sentimentos humanos, nossa coragem, vontade de agir, a raiva, o amor etc. A alma concupiscente - Essa está ligada às necessidades do corpo humano, como fome e desejo sexual. Da mesma forma o homem deve atuar na política.
A teoria das idéias de Platão está diretamente ligada a sua teoria da alma. Na parte IV , do seu livro “República”, Platão concebe o homem como corpo e alma. ... É somente através da busca do conhecimento, através de um processo de recordação, de reminiscência, o homem pode lembrar-se das idéias que um dia contemplou.
Os gregos anteriores a Sócrates e Platão também criam que a alma continuava viva após a morte. Pitágoras, famoso matemático grego do sexto século AEC, sustentava que a alma era imortal e estava sujeita à transmigração.