1. Ter uma alimentação de fácil digestão
2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão; 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão; 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.
Alguns bons chás para combater a dor de barriga causada por gases ou diarreia, são:
Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.
Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).
Evitar alimentos integrais (pães, biscoitos, arroz, bolos, frutas laxantes e vegetais crus) pois são ricos em fibra e vão contribuir para a diarreia; Evitar temperos e condimentos; Caldos, molhos e extratos de carnes vermelhas (são ricos em purinas);
O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.
As sopas de legumes - em especial as opções com cenoura e batata - são ótimas para repor nutrientes. Afinal, elas são fontes de minerais (cálcio, magnésio e ferro, por exemplo), vitaminas (como as do complexo B, A, C e E), além das fibras, que contribuem para a regulagem do intestino.
Quando se está com diarreia, as refeições devem ser leves, fáceis de digerir e em pequenas quantidades, utilizando alimentos como canja, purê de legumes, mingau de maizena e frutas cozidas, por exemplo.
Uma situação muito comum causada pelo consumo de repolho é o aumento de gases, e para algumas pessoas o exagero pode, inclusive, levar a vômitos e diarreia. Portanto, se você for mais sensível ao alimento, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.
5 dicas para regular o intestino
Causas da síndrome do intestino solto Ingestão excessiva de açúcar. Uso de anti-inflamatórios não esteroidais. Ingestão excessiva de álcool. Deficiência de nutrientes, particularmente vitamina A, vitamina D e zinco.
Consuma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes. Reduza o consumo de carnes, laticínios, açúcar, farinha branca, café e refrigerante. Outra dica é comer a cada três ou quatro horas: “Quando se faz poucas refeições por dia, o intestino não é estimulado”, explica Branco Filho.
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!
Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal
A disbiose intestinal é caracterizada por um desiquilíbrio da flora bacteriana do intestino que diminui a capacidade de absorção dos nutrientes e das vitaminas, originando sintomas como:
Desequilíbrio da flora intestinal afeta digestão e sistema imunológico. A ingestão de alimentos refinados, ricos em gordura e açúcar ou então industrializados contribui para uma série de problemas: ganho de peso, resistência baixa, cansaço, pele opaca e um sério desequilíbrio da flora intestinal chamado disbiose.