A nova gasolina passa a ter mais densidade energética (fixada em 715 kg/m³), ou seja, fornece mais energia com o mesmo volume. O resultado é o menor consumo de combustível. ... Vale lembrar que, quanto menos se consome combustível, menos o veículo vai emitir gases poluentes e de efeito estufa.
A gasolina aditivada, como o nome já diz, um combustível comum, acrescido de aditivos, seguirá o mesmo padrão de mudanças da gasolina tipo C. A Anfavea, associação das fabricantes, diz que a nova especificação é "um avanço importante na direção critérios internacionais modernos".
As novas especificações definem uma nova curva de destilação, que indica a temperatura em que frações mais leves da gasolina evaporam. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) estreitou esse curva, o que torna mais uniforme o padrão da gasolina vendida no país.
São três os principais fatores que vão levar à melhoria na qualidade da nova gasolina brasileira: fixação de limites para a octanagem RON, o valor mínimo da massa específica e parâmetros de destilação....E como diferencio a gasolinas ?
Além de ter uma coloração diferente da gasolina comum, geralmente mais esverdeada, a gasolina Shell V-Power também possui aditivos de última geração que foram desenvolvidos para limpar e proteger as partes internas do motor e que não estão presentes na gasolina comum.
A nova gasolina, apesar de ter o valor um pouco mais alto, é menos poluente. Uma vantagem trazida pelo estabelecimento de uma densidade mínima é que ela dificultará que os donos de postos adulterem a gasolina. Isso acontece porque a maioria dos solventes possui densidade mais baixa do que a gasolina.
O principal indicador de que o carro foi abastecido com gasolina adulterada é o seu comportamento. Os problemas mais comuns envolvem falhas na partida, aumento do consumo de combustível e perda de potência. O carro pode apresentar ainda falhas no escapamento e barulhos no motor.
A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias acrescido dos 25% de etanol anidro. Ele não contém nenhum tipo de aditivo e é basicamente igual em todas as marcas. Por não ter aditivos, é o combustível menos recomendado para os automóveis porque não contém em sua fórmula substâncias que protegem o motor.
A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. ... Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.
Gasolina Comum: É um combustível que não tem aditivos de limpeza, ela não possui substâncias que protegem o motor. ... Gasolina Aditivada: É composta por aditivos e dispersantes químicos que podem ajudar na limpeza do motor. Esse detergente ajuda a “desprender” a sujeira, já os dispersantes removem essa sujeira.
V-Power (Shell) Em relação às antigas versões, ela tem 40% mais moléculas de limpeza e um novo redutor de atrito que alivia o trabalho do motor, segundo a Raízen, empresa licenciada que comercializa os combustíveis Shell.
Gasolina Podium - ela é do tipo “premium”, mais avançada que a gasolina aditivada e a comum. ... Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem.
No geral, a podium pode custar até 30% mais cara do que a gasolina comum. Se você vai, por exemplo, encher o tanque, o valor total com certeza sairá muito mais salgado do que o esperado. É recomendado que a gasolina podium seja a escolhida para veículos de motores sofisticados e de alta performance.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
etanol
Quais são as vantagens da gasolina aditivada? Os aditivos lubrificantes e detergentes dispersantes que compõem a gasolina aditivada proporcionam um motor livre de resíduos. Ao evitar o acúmulo de carbonização, ela gera economia de combustível.
Há diversos "especialistas" que dizem que naftalina aumenta a octanagem da gasolina e portanto, faz o motor ficar mais forte e consumir menos.
Gasolina Premium: sempre que for colocar gasolina no reservatório de partida à frio, tem que ser gasolina Premium ou, pelo menos, aditivada. Essas gasolinas duram mais tempo antes de apodrecerem. 90 dias de validade: troque toda a gasolina do reservatório a cada 90 dias, independente se você usou ou não.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. ... A gasolina é a mesma nos três casos (produzida nas refinarias da Petrobrás), varia apenas o aditivo detergente-dispersante, porém o resultado é o mesmo.