A casca dura do buriti é uma proteção natural contra predadores e contra a entrada de água. A polpa do fruto é saborosa e possui coloração alaranjada, sendo acompanhada, em geral, de um caroço, que é a semente da espécie. ... O buriti fornece palmito comestível, mas pouco utilizado.
O buriti é uma fruta oriunda das regiões úmidas e alagadas do Brasil rico em Vitamina A (beta-caroteno), Vitaminas (B1, B2 e B5), Vitamina C, Proteína, carboidratos, Cálcio, Fósforo, Ferro e iodo.
Emoliente, o óleo auxilia na hidratação dos fios, restaura cabelos danificados, elimina pontas duplas, controla o frizz e promove o brilho. Por conta de suas propriedades, o óleo de buriti também serve como ingrediente para fazer sabonetes artesanais, xampus e cremes nas indústrias cosméticas.
Auxilia no Emagrecimento: O murici além da vitamina C, possui vitaminas do complexo B e K, dessa forma, melhora o nosso metabolismo e ajuda na boa absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, por isso, essa fruta é uma ótima pedida para dieta de emagrecimento.
Você pode comprar a polpa de buriti e usar 4 colheres da polpa para cada litro d'água de preferência gelada. Adoce a gosto, bata no liquidificador e sirva.
Considerado a palmeira mais abundante do país, o buriti, Mauritia flexuosa, da família Arecaceae, pode ser encontrado no cerrado, no pantanal e na Amazônia.
As aplicações deste óleo à nível fitoterápico é popularmente difundida no Marajó como sendo um remédio eficaz contra picadas de aranhas, cobras, e no tratamento de problemas de pele e contra dor de ouvido além de ser considerado um remédio miraculoso contra reumatismos e artrites.
Assim que os frutos forem coletados, estes devem ser abafados por 1 a 2 dias, a fim de acelerar seu amadurecimento. Em seguida, devemos colocá-los em um recipiente com água até cobri-los, ficando assim por 1 a 2 dias. Após este período, as cascas vão começar a soltar.
Coloque os frutos de miriti (ou buriti) de molho, para amolecer a polpa. Extraia a polpa, obtendo o produto conhecido como "vinho-de-miriti". Despeje sobre arroz papado, bem quente. Está pronto o seu mingau de miriti.
Levar a massa no fogo (não colocar água) e mexer sem parar. Quando desgrudar do fundo da panela e ficar escuro, retirar. Espalhar em tabuleiro e cortar em pedaços.
Aprenda como usar o óleo de buriti nos cabelos, pele, cílios e unhas: Cabelos: Aplique o óleo no cabelo seco, deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo com shampoo e condicionador. Você pode usar uma, duas ou três vezes na semana.