A Doença de Alzheimer é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas. Entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave *.
Em média, uma pessoa vive 8 a 10 anos após receber o diagnóstico, porém, pode viver até 20 anos, dependendo de outros fatores.
Teoricamente essa fase dura de 2 a 4 anos. O começo das alterações é lento, e o paciente, especialmente os de bom nível intelectual e social, adaptam-se a determinadas limitações com alguma facilidade, fazendo que não se percebam ou não se valorizem demais determinadas alterações.
Mantenha-se flexível, calmo e relaxado. Lembre-se: o paciente está respondendo ao seu tom de voz e linguagem corporal mais do que o conteúdo do que você está dizendo; Preze sempre pela segurança do próprio doente e de todas as pessoas que o rodeiam; Busque sempre o contato visual com o doente.
Leve-a para a cama o mais tarde possível, assim ele poderá pegar no sono mais rápido. Aposte me atividades durante o dia que o façam gastar energia e o mantenham acordado. Sem cochilos durante o dia. Evite dar alimentos pesados ou gordurosos perto da hora de dormir, assim como cafeína.
À medida que a doença progride para o estágio moderado, também pode causar: alucinações, comportamento obsessivo ou repetitivo, sono conturbado, incontinência e muitas vezes a pessoa com Alzheimer pode passar a acreditar que fez ou presenciou coisas que na verdade nunca aconteceram.
E deixe que a pessoa tome o tempo necessário para responder.
7 formas de incentivar o doente de Alzheimer a comer
Nas fases finais da doença, normalmente, os portadores da Doença de Alzheimer param de se alimentar porque o “centro da fome” fica comprometido na neurodegeneração. Quase 100% dos pacientes passam a se alimentar por sonda naso-enteral.
Assim, a evolução da doença pode ser didaticamente dividida em quatro fases:
A deficiência da Vitamina D no organismo pode duplicar o risco de demência a longo prazo. A queda na cognição, consequentemente da memória, é um dos primeiros sintomas relacionados ao Alzheimer.
Como prevenir o Alzheimer? Mesmo que a cura pareça distante, a doença de Alzheimer pode ser evitada ou retardada. Isso vai depender bastante da adoção de bons hábitos, como ter uma alimentação saudável, não fumar e reduzir o estresse.
Souvenaid é um composto nutricional normocalórico e normoprotéico que contribui para a manutenção da integridade e função das células cerebrais, atuando na membrana dos neurônios. É indicado para o bom funcionamento do cérebro e formação de sinapses em pacientes com Alzheimer e pode ser consumido via enteral ou oral.
Contraindicações. Souvenaid é contraindicado nos casos de falência do trato gastrointestinal; obstruções intestinais; disfagia severa e intolerância ou alergia a peixes ou crustáceos.
Para conseguir os adesivos através do SUS, Liana explica que é necessário consultar com um médico que atenda pelo sistema público. De acordo com a médica, é ele quem avalia cada caso e prescrever a medicação, caso essa seja a alternativa mais indicada.
Disponível em dois sabores, possui uma combinação de nutrientes capazes de melhorar o estado de membranas dos neurônios. Você encontra Souvenaid na Drogaria São Paulo.
Por ser colado na pela, o medicamento pode trazer algumas reações no local onde foi colado, por isso é recomendado fazer o rodízio de onde se cola. Como adquirir: De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento já está disponível nas unidades de saúde responsáveis pela distribuição deste tipo de remédio.
O tratamento para o Alzheimer é feito para controlar os sintomas e retardar o agravamento da degeneração cerebral provocada pela doença e inclui o uso de remédios, como Donepezila, Rivastigmina ou Memantina, por exemplo, indicados pelo geriatra, neurologista ou psiquiatra.
Para conseguir os remédios de alto ou baixo custo é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido em uma Unidade de Saúde da Prefeitura próxima à sua residência, levando cópias do CPF, RG, e comprovante de residência. O Cartão ainda acelera a marcação de consultas e os exames.
Lista de medicamentos da Farmácia Popular
Medicamentos do SUS – Farmácia de Alto Custo
Os remédios de alto custo são distribuídos gratuitamente para quem tem a carteirinha do SUS, que pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), por qualquer cidadão ou seus dependentes. Mas, a indicação será sempre feita e acompanhada por médicos, após consultas.