Respondido por Eduarda Almeida
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quando um texto é literario?” são frequentemente questionados:
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
Os textos científicos são publicações que refletem, em sua maioria, os resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de critérios e metodologias pré-definidas. Porém, é importante saber que nem todo texto científico é, necessariamente o resultado de uma pesquisa prática.
Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, …
Público–alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses etc.
Atualmente, a divulgação científica ocorre em praticamente todos os formatos e meios de comunicação: documentários de televisão, revistas de divulgação científica, artigos em periódicos, websites e blogs.
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem. … É um bom veículo para clarificar e depurar suas idéias.
Resposta. Resposta: A) Um artigo de divulgação científica, como o próprio nome indica, tem o objetivo de divulgar uma descoberta científica, de informar e explicar sobre o assunto ou tema.
Resposta. São exemplos de assuntos que podem ser abordados por artigos de divulgação científica: pesquisas científicas, temas científicos, temas tecnológicos, temas espaciais, conhecimentos de estudos de casos, entre diversos outros.