Quando uma conta corrente se torna inativa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Uma conta bancária é considerada inativa quando está sem movimentação por 90 dias. ... Passados seis meses de inatividade, o cliente não paga nenhuma taxa; em compensação, a instituição bancária tem o direito de encerrar a conta.
Como encerrar conta inativa?
Atualizado:
querendo o banco encerrar a conta, após 90 dias sem movimentação, deverá ele enviar aviso ao seu cliente alertando-o a respeito da ausência de movimentação e que o consumidor terá 30 dias para adotar as providências cabíveis;
após 6 meses, a conta inativa poderá ser definitivamente encerrada pelo banco;
Mais itens...•21 de mar. de 2007
O que acontece se eu transferir dinheiro para uma conta inativa?
As contas bancárias, tanto de Pessoa Física como de Pessoa Jurídica, que ficam muito tempo sem movimentação são bloqueadas pela banco. O prazo para que isso aconteça varia para cada instituição bancária. Por isso, se você faz a transferência para uma conta inativa, este valor é estornado.
Como cancelar conta corrente Digital?
A Resolução 2.747/2000 do Banco Central prevê que a instituição financeira deve encerrar a conta em até 30 dias. A solicitação de encerramento pode ser feita em qualquer agência do banco de que o consumidor é cliente, não necessariamente na que a conta foi aberta.
Quando o banco encerra sua conta?
Em uma correspondência o banco informa que em até 30 dias a conta entrará em regime de encerramento em virtude do desinteresse comercial por parte da instituição. Ou seja, o banco não quer mais o correntista como cliente.
Quais os motivos qo banco pode encerrar uma conta?
Movimentação sugestiva de lavagem de dinheiro; Cliente que é isento do imposto de renda, porém que movimenta muito dinheiro no banco; Suspeita que a conta está sendo controlada por terceiros (conta de laranja, por exemplo); Cliente com excesso de reclamações em órgãos reguladores (Bacen e Procon, por exemplo);