Respondido por Mariana Araujo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quando o cachorro fica com o olho azul o que é?” são frequentemente questionados:
Ela é causada pelo envelhecimento e desgaste dos tecidos da mácula e normalmente afeta menos a visão do que a DMRI úmida. Uma característica da DMRI seca é o acúmulo de proteínas e gorduras, conhecido como drusas, nas células sob a retina.
A cegueira pode se manifestar em um cachorro por diferentes causas. O problema pode ser resultado da idade avançada do cão, de doenças infecciosas, diabetes, glaucoma, entre outras patologias. Mas existe também uma causa frequente que é bastante triste e lamentável: os maus tratos ao animal.
Quando os olhos do cachorro estão ficando brancos, significa que o cão possa estar com uma doença chamada catarata. Na catarata, o cachorro não fica cego da noite para o dia, mas sim de forma gradual e lenta, sendo que a brancura dos olhos também é gradual.
Ao nascer, o filhote de cachorro é cego e é por volta das 3 semanas de idade que os cachorros abrem os olhos e começam a ver. É por volta das 5 semanas de idade que os cachorros têm a visão periférica totalmente desenvolvida.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.