Respondido por Mariana Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual o significado da palavra sucção?” são frequentemente questionados:
Durante o Gag, o bebê parece estar com ânsia de vômito, às vezes tosse e sua língua faz movimentos para frente, trazendo o alimento de volta para a parte da frente da boca, para ser mais mastigado ou colocado para fora da boca. Alguns bebês vomitam um pouco com o reflexo de gag e isso também é normal.
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. … O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.
O reflexo de ameaça é um reflexo de nervo craniano, dos nervos oculomotor, ótico e facial. Quando esses nervos estão íntegros, olho fecha e retraí um pouco quando exposto a um estimulo de ameaça, como a aproximação de um objeto estranho.
Reflexo condicionado‘, concatenado, resposta condicionada ou comportamento respondente corresponde ao que Lev Vygotsky (1896 – 1934), em sua definição de reflexologia definiu como a transformação das reações de resposta do organismo (reflexos incondicionados) a estímulos externos em situação experimental segundo os …
o estímulo incondicionado, eventualmente, desencadeia uma resposta condicionada. Exemplos de estímulo condicionado Por exemplo, suponha que o cheiro de comida é um estímulo incondicionado e uma sensação de fome é a resposta incondicionada. … Neste caso, o som do apito é o estímulo condicionado.
Reflexo inato é aquele que são fixos, exemplo, você salivar por alguma coisa quando está com fome é um reflexo inato, fixo, já vem. Reflexo condicionado é quando você aprende tal reflexo de acordo com situações repetidamente vividas, é um comportamento “aprendido”.
Para que surja um reflexo condicionado é preciso que existam certas condições: coexistência no tempo, várias vezes repetida, entre o agente indiferente e o estímulo incondicionado (no caso, o som da campainha e a apresentação da carne); o agente indiferente deve preceder em pouco tempo o estímulo incondicionado.
A medula espinhal é uma estrutura cilíndrica que se estende desde o forame magno até a segunda vértebra lombar. Essa estrutura está relacionada com respostas simples e rápidas a determinados estímulos, tais como retirar a mão de um objeto quente. Essas respostas são chamadas de respostas reflexas medulares.
A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta.
Assim a principal diferença entre o reflexo condicionado respondente e o operante é: No condicionado a resposta do indivíduo ao estímulo é automática. Enquanto que, no operante a resposta do indivíduo ao estímulo é voluntária.