Respondido por Estevan Souza
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual o nome das peças no tabuleiro de xadrez?” são frequentemente questionados:
No xadrez ocidental, em notação algébrica de xadrez, as torres são dispostas nas colunas a e h, os cavalos em b e g, os bispos em c e f, a Dama em d e o Rei em e, estando as peças brancas na primeira fileira e as pretas na oitava. Os peões são dispostos na segunda fileira para as brancas e na sétima para as pretas.
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
1º passo: Posicione o tabuleiro deixando a casa branca no canto inferior direito. É importante orientar o tabuleiro na posição certa para que ambos os lados fiquem corretos. Uma forma fácil de lembrar é “a casa branca fica à direita.”
“Quando o peão alcança a mais distante fileira em relação à sua posição inicial deve ser trocado como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. … Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e a ação da nova peça é imediata”.
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
No enxadrismo, o empate, também indicado pelo termo tablas (de origem espanhola), é a situação na qual a partida de xadrez termina sem que nenhum dos enxadristas alcance a vitória, podendo ocorrer de seis formas diferentes, a saber: Insuficiência de material. Xeque perpétuo. Empate por afogamento.
Quando uma mesma posição se repete por três vezes, consecutivas ou alternadas, o jogador que tem o lance poderá exigir o empate antes de efetuar o lance que repetirá a posição. O jogador deve registrar o lance na planilha de xadrez e chamar o árbitro para conferir.