Respondido por Rodrigo Cunha
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual é a característica do mico leão de cara preta?” são frequentemente questionados:
Encontrado basicamente apenas em unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Peruíbe (SP) e a Estação Ecológica de Guaraqueçaba (PR), entre outras, o mico–leão-de-cara–preta está ameaçado de extinção por uma razão muito simples: a destruição de seu principal habitat, a Mata Atlântica (hoje …
A pelagem varia do dourado ao alaranjado com uma juba muito característica, que lhe conferiu o nome popular. Apresenta garras em vez de unhas e o terceiro dedo da mão é muito longo e usado para procurar presas. O dimorfismo sexual não é acentuado. O crânio é pequeno e menos robusto, se comparado com outros micos-leões.
Espécie Ameaçada de Extinção As atividades agropecuárias e extrativistas, juntamente com a ocupação e crescimento desordenado das zonas costeiras da Mata Atlântica quase exterminaram esse mamífero de pelagem dourada. Além disso, o tráfico de animais também é considerado um dos fatores que contribuem com esta situação.
Em 1974, foi criada a Reserva Biológica de Poço das Antas para preservar o habitat do mico–leão–dourado.
Como os micos-leões-da-cara-dourada estão vivendo em matas vizinhas à cidade (com lixo, animais domésticos, casas etc.) … Após a verificação da saúde dos animais, aqueles considerados saudáveis são transportados (cada família numa caixa separada) pela TAM Cargo para Porto Seguro/BA, e seguem para a área de soltura.
Os animais traficados são retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e geralmente, são encaminhados para o Sul e Sudeste. Os principais alvos dos traficantes de animais são áreas de preservação e conservação, pois devido a grande quantidade de animais sob proteção tal área se torna alvo.
Segundo o Ibama, os estados onde ocorre a maior parte das capturas de animais são Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Já os estados com o maior mercado consumidor são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os animais ao serem retirados de seu habitat são transportados de forma que não comem, não bebem o que provoca a morte da maioria desses, muitos morrem asfixiados. … O risco de extinção é bastante grande, já que a maioria dos animais morre e outros novos são capturados para repor os que morreram.
Consequências do tráfico de animais O tráfico de animais contribui para o desequilíbrio ecológico, causando mudanças na cadeia alimentar dos habitats em que foram retirados. Além disso, o tráfico de animais reduz consideravelmente a biodiversidade de um determinado ambiente.
Mas, na verdade, esse é um ato cruel que carrega consigo uma série de crimes e maus tratos aos quais esses animais são submetidos. Assim como quem trafica, quem compra também comete crime. O dado é alarmante. Oito em cada dez animais traficados morrem após serem retirados forçosamente da natureza.
O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. … Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural.
Porcos, aves e vacas são os animais que mais sofrem tortura e maus–tratos no mundo. Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 67 bilhões de porcos, aves e vacas são expostos, anualmente, a condições de crueldade.
Número de animais vítimas também teve alta, saltando de 461 em 2019 para 642 no ano passado.
O mencionado artigo 32 da Lei Federal nº 9.
Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em locais pequenos, sujos, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta são atos definidos como maus–tratos de acordo com a Lei 9605/98 (Lei de …
Maus–tratos é uma violência praticada por um agente contra um outro ser que esteja sob seus cuidados. Este tipo de agressão pode se consolidar de 2 formas, seja física ou psicológica.
Conjunto de acções ou comportamentos infligidos a pessoa ou a animal que colocam em perigo a sua saúde ou integridade física e que constitui delito (ex.: denúncia por maus–tratos; vítima de maus–tratos).
Conforme a nova legislação, a pena agora vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos animais. Serviço: Denúncias de maus–tratos contra animais podem ser feitas pelo número 181, que funciona 24h por dia ou pelo telefone da Demapa (3238-1225), em horário comercial.
As denúncias de casos de maus–tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também aos serviços de disque-denúncia (Disque 100, nacional; Disque 181, estadual; e Disque 156, municipal).
A população do RJ pode denunciar maus–tratos a animais através do telefone 1746 ou no site.
Se a situação envolver a compra, venda ou transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, a denúncia pode ser feita à Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (Renctas)….Ibama – Linha Verde
Denúncias podem ser feitas pelo 156 Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses está com 52 cachorros e 34 gatos disponíveis para adoção. Interessados devem entrar em contato com a diretoria do BEA pelo telefone
Art. 1º Fica proibido, em todo o território Nacional, a comercialização de animais domésticos e silvestres pela internet. … 32-A Comercializar animais domésticos e silvestres pela internet: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.