Respondido por Carla Correia
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual a função da inativação do cromossomo X?” são frequentemente questionados:
Inativação do cromossomo X ocorre no início do desenvolvimento embrionário.
Na inativação do X, um cromossomo X é compactado (ou, como meu professor de introdução à biologia gostava de dizer, “amassado em uma bolinha”), para formar uma estrutura pequena e densa chamada de corpúsculo de Barr. A maioria dos genes no corpúsculo de Barr são inativos, o que significa que eles não são transcritos.
Em mamíferos placentários, a inativação do cromossomo X afeta o cromossomo X paterno ou materno de uma maneira aleatória durante o desenvolvimento embrionário, sendo que o estado inativo é herdado de forma estável, gerando adultos de dois tipos celulares (Heard e Disteche, 2006).
Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas. Nas células procariontes, observamos um cromossomo circular; nos eucariontes, os cromossomos são lineares e estão localizados no interior do núcleo.
Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa. Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos.
Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. … Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos).
O DNA é um ácido nucleico que apresenta dupla-hélice, possui a desoxirribose como pentose e suas bases nitrogenadas são adenina, guanina, citosina e timina. Já o DNA apresenta a ribose como pentose, sua fita é simples e suas bases são adenina, guanina, citosina, uracila.
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias.
cerca de 2 metros
Você tem dois metros de DNA no núcleo de cada célula do seu corpo. E seu corpo, segundo a estimativa mais precisa, é formado por 37,2 trilhões de células – ninguém quis contar uma por uma para confirmar o número, ainda bem.