Respondido por Diego Rodrigues
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais são as superstições do folclore brasileiro?” são frequentemente questionados:
As 7 superstições mais comuns dos brasileiros
Conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, o folclore pode ser percebido na alimentação, na linguagem, no artesanato, na religiosidade e nas vestimentas de um povo. Trata-se do melhor modo de um povo compreender o mundo em que vive.
A origem dessas (e de muitas outras) superstições está na visão mágica, sobrenatural que se tem mundo. Segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, as crendices populares “participam da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo sem a sua inevitável presença.”
Todos os presentes conheciam esta tradição. Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte. … Também nós, judeus, dizemos ‘boa sorte quando alguém quebra um copo. Mas isto significa: “que bom, você não desperdiçou sua sorte tentando evitar que este copo quebrasse.
Se durante a refeição uma faca cai, dizem que um belo rapaz fará uma visita. Um garfo no chão é sinal de que uma mulher está vindo. Também não se deve cruzar os talheres, especialmente facas. Cruzadas, elas indicam o início de uma DR (a temível discussão da relação), que tem tudo para acabar numa briga das grandes.
É a crença baseada na idéia de que determinadas atitudes, números ou palavras trazem azar ou sorte. Pode ser pessoal, religiosa ou cultural.