Respondido por Isabela Castro
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais são as doenças emergentes e reemergentes?” são frequentemente questionados:
As doenças reemergentes ou resistentes às drogas são as que reaparecem após período de declínio significativo, como cólera e dengue no Brasil, ou ameaçam aumentar em futuro próximo.
No Brasil, as doenças emergentes mais evidentes são: febre amarela, cólera, tuberculose, dengue, hantavirose, leishmaniose, filariose, AIDS e malária.
As doenças são reemergentes quando são conhecidas há algum tempo, estavam controladas, mas agora retornaram, causando preocupação aos seres humanos. As doenças podem aparecer novamente quando, por exemplo, um novo vetor é inserido no local. A reemergência também pode indicar problemas na vigilância sanitária.
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS COM QUADRO DE PERSISTÊNCIA. Neste grupo, encontram-se as hepatites virais, especialmente as B e C em função das altas prevalências, ampla distribuição geográfica e potencial para evoluir para formas graves, que podem levar ao óbito.
1. Contato Direto – com a superfície corporal, com transferência do microrganismo entre o paciente infectado ou colonizado e o indivíduo suscetível. 2. Contato Indireto – através da transferência do microrganismo de um objeto contaminado ou ambiente para um indivíduo suscetível.
Transmissão direta de uma doença é o mecanismo de transferência de um determinado agente causador (vírus, bactérias, protozoários, etc.) em que não há interferência de veículos (vetores).
Doenças contagiosas mais comuns
Os quatro principais grupos de doenças crônicas não contagiosas são:
Classificam-se como doenças degenerativas o diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, as doenças cardíacas e da coluna vertebral, além de câncer (cancro), Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, glaucoma, coluna, cabeça, e membros.
Principais doenças infectocontagiosas
As principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são: