Respondido por Evelyn Cardoso
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Porque pensar a diversidade na educação?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
O ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.
Saiba como trabalhar a diversidade na escola
Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas. … Além disso, esta diversidade torna o nosso país um lugar mais interessante para se viver.
Diversidade: primeiros passos para promover a inclusão nas empresas
Os seus familiares e amigos próximos também merecem ser respeitados. Jamais permita que a intimidade seja uma desculpa para desrespeitar as escolhas alheias. Você pode, sim, aconselhar aqueles que ama, mas sempre com a consciência de que cada um sabe o que é melhor para si.
1 – Sempre ouvir com atenção; 2 – Comunicar-se de modo estruturado para atingir objetivos específicos; 3 – Manter o foco quando faz ou responde perguntas abertas; 4 – Parafrasear e resumir para checar o entendimento do que foi dito.
A Bíblia diz: Se nós amamos a Deus, também temos que amar o nosso próximo. Então, podemos demostrar amor sendo gentis e compreensivos uns com os outros. Tendo empatia e ajudando como for possível, quando o outro estiver aflito ou com problemas. Ou fazendo o outro sorrir quando estiver triste.
Para nos relacionarmos bem precisamos dos princípios básicos de convivência, como o respeito, solidariedade. Assim vivemos em harmonia e paz, compreendendo o próximo e sendo compreendido.
É importante que as regras da convivência sejam inculcadas nas crianças desde a infância, pois contribuem para a paz e a harmonia, tanto no vínculo familiar quanto com nos outros. Portanto, você deve se certificar de conhecê-las muito bem e saber como transmiti-las aos seus filhos da maneira correta.
A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. … A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Mas nem sempre a convivência é simples.
A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes. Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade. … Portanto, as pessoas satisfazem suas próprias necessidades vivendo em sociedade.