EQST

Porque O Piriforme Inflama?

A melhor resposta para a pergunta “Porque o piriforme inflama?”

Respondido por Julian Barros

Porque o piriforme inflama?


O trauma pode ocasionar inflamação, edema e espasmo do músculo piriforme, levando a compressão do nervo contra o ísquio. As inflamações crônicas do piriforme habitualmente são consequentes de uma variação anatômica, como, por exemplo, a passagem anormal do nervo ciático através do músculo piriforme.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Porque o piriforme inflama?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Como relaxar o músculo piriforme?

Deitar sobre as costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Contrair os músculos abdominais e encostar a coluna no chão. Manter a posição por 5 segundos e relaxar. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.

✔ Qual exame devo fazer para saber se tenho síndrome do piriforme?

Ressonância Magnética. Podem ser solicitadas ressonâncias da coluna e do quadril. Não raramente, a Síndrome do Piriforme pode se confundir com uma compressão do nervo ciático na coluna, como nos casos de hérnia de disco.

✔ Como diagnosticar a síndrome do piriforme?

Sintomas da Síndrome do Piriforme
  1. Dor intensa (em forma de “pontada” ou “facada”) na região lateral e posterior da coxa, além da região glútea.
  2. Dor que piora ao permanecer sentado ou ao cruzar as pernas.
  3. Aumento do quadro álgico quando o indivíduo realiza exercícios que geram sobrecarga a este músculo.

✔ O que causa inflamação no nervo ciático?

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

✔ Como identificar problema no nervo ciático?

Os principais sintomas de problemas no nervo ciático são as dores na parte posterior da perna e glúteo, dores na perna em forma de choque, queimação e formigamento. Em casos mais graves, a ciatalgia pode causar perda de força e mobilidade dos membros inferiores.