Respondido por Paulo Carvalho
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Porque a pessoa morde os lábios sem querer?” são frequentemente questionados:
Muito gente nem sabe o real motivo desse hábito, mas, de acordo com dentistas e especialistas, ele pode estar relacionado à excesso de gordura na região e a mastigação errada. Nesses casos, os prejuízos a sua saúde bucal podem variar desde sangramentos ao surgimento de aftas e feridas.
“Para se ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Elas minimizam a dor, mas retardam o processo de cicatrização”, conta. Mas lembre-se sempre de consultar um profissional primeiro, pois a automedicação pode acabar piorando o problema ao invés de melhorar.
4. Beijo pressão. O beijo é mais forte com um dos lábios pressionando o outro e ao final morde a parte inferior com força (não muita, hein!). É recomendado para um primeiro beijo ou último, pois a sensação permanece por um tempo.
A ciência e o beijo Também se investiga como o beijo interfere no cérebro e proporciona bem-estar. Um estudo da neurocientista Wendy Hill, do Lafayette College, nos Estados Unidos, constata que o encontro bucal aumenta a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe.
Nos seres humanos o beijo é uma forma de se sentir mais próximo do parceiro e avaliar se ele é um reprodutor em potencial, um recurso essencial antes de desencadear um ato sexual. Mas um estudo recente mostrou que tal comportamento pode ser explicado melhor ao ponto de vista evolutivo.
A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa.
A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é causada por fungos e pode ser transmitida pelo contato direto, como o beijo. Se houver pequenas feridas na boca, há, ainda, o risco de transmissão de sífilis, uma doença sexualmente transmissível. Mas isso é bem mais raro.