Respondido por Julia Lima
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Para que serve o protocolo BGP?” são frequentemente questionados:
O protocolo BGP (sigla para Border Gateway Protocol) é utilizado para realizar a troca de informações entre rotas que estão conectadas diretamente e indiretamente pelos Sistemas Autônomos.
→ O protocolo BGP (Border Gateway Protocol) é um protocolo do tipo “Distance Vector”utilizado para fazer a interconexão dos AS’s. → A versão corrente do BGP é a versão 4, especificada na RFC 1771.
O OSPF permite a divisão de uma rede em áreas e torna possível o roteamento dentro de cada área e entre as diferentes áreas, usando os chamados roteadores de borda. … O algoritmo SPF calcula o caminho mais curto (menor custo) entre o roteador e todas as redes da interconexão de redes.
O LSA ( Link State Advertisement ) são pacotes que são distribuídos dentro das áreas OSPF com a funcionalidade de informar seus vizinhos sobre as redes e ao mesmo tempo fazer validações sobre o estado de cada rede ( alcançável e não alcançável ), ou seja, quando uma rede torna-se indisponível esses pacotes LSAs são …
O OSPF é um IGP (protocolo de gateway interno), enquanto o BGP é o único EGP (protocolo de gateway externo) atualmente. Se você estiver executando um roteamento interno, ou seja, dentro de um site, empresa ou campus, desejará usar o OSPF.
No OSPF Versão 2, que é um protocolo de roteamento que opera de forma distribuída, a transmissão das informações de roteamento ocorre por meio de LSAs, que são processadas por todos os roteadores da rede….Foram definidos três tipos de LSA opaca:
O protocolo BGP, sem extensão, é capaz de carregar apenas informações de roteamento para o protocolo IPv4. Extensões deste protocolo para múltiplos protocolos de camada de rede possibilitam que o protocolo IPv6 seja, agora, suportado por BGP. Esta extensão para IPv6 é chamada de BGP4+ e, para multicast, MBGP [13].
Para o cliente Mikrotik, basta criar o PPPoE- Client, e um DHCPv6 Client. A partir daí, podemos colocar um IPv6 na interface LAN originado do Pool criado pelo DHCPv6 client, com a opção advertise marcado.
Uma rota estática deve ser configura sempre apontando para o IP do next–hop. Isso é o que diz as melhores práticas para configuração de roteamento… Por exemplo uma conexão entre um roteador e um switch, que recebe ainda a conexão de diversos dispositivos. …
Classe – Faixa de endereços de IP – IPs por rede
Classe A – 10.
Rede Classe C (/24) Podem ser definidas no máximo 2.
Com relação a representação dos endereços IPv6 em URLs (Uniform Resource Locators), estes agora passam a ser representados entre colchetes. Deste modo, não haverá ambiguidades caso seja necessário indicar o número de uma porta juntamente com a URL. Observe os exemplos a seguir: http://[2001:12ff:0:4::22]/index.html.
O endereço de broadcast conseguimos obter da mesma forma. Somamos 1 ao número de hosts, mais o endereço de rede. Portanto, 1 + 126 + 128, isso nos dá o endereço de broadcast 192.
Encontre a máscara de sub-rede. Ela está localizada na seção intitulada “Adaptador Ethernet Conexão Local”. Encontre a linha que começa com “Máscara de sub-rede” e olhe na frente dela para encontrar a máscara de sub-rede. A maioria dos números de máscara de sub-rede começa com uma sequência de 255, como 0.
Na janela de Prompt de comando, digite IPCONFIG e, em seguida, pressione a tecla ENTER. A janela de Prompt de comando apresentará o endereço IP atual do computador e informações de configuração de Internet para qualquer conexão com fio ou wireless.
Basta abrir o Prompt de Comando digitando “cmd” (sem aspas) no Menu Iniciar. Quando ele abrir, digite “ipconfig” e dê Enter. Agora basta localizar “Endereço IPv4” dentro do adaptador utilizado no momento (Ethernet/Wifi).
Passo 1 Abra qualquer página da internet e digite o endereço de IP para configuração do roteador que é 192.