Respondido por Vitór Oliveira
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que são polímeros na construção civil?” são frequentemente questionados:
Principais Aplicações: Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.
A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. … Outra grande vantagem dos plásticos é sua leveza, proporcionando grande economia no transporte das mercadorias.
Exemplos: o isolamento térmico de determinados materiais reduz o consumo de energia; em aterros sanitários, lonas plásticas são usadas para impermeabilizar os lençóis freáticos, evitando sua contaminação; filmes plásticos proporcionam melhores rendimentos em certos tipos de culturas agrícolas; a instalação de coleta de …
Em casa: É importante ter um recipiente só para o plástico. Por preguiça e até mesmo “falta de tempo”, algumas pessoas preferem misturar todo o lixo, mas não custa um segundo descartar o plástico em uma lixeira ao lado.
– Procure esvaziar garrafas e recipientes de plástico, vidro ou metal para enviá-los à reciclagem. Não coloque papéis, bitucas de cigarro ou outros objetos dentro deles. Isso pode inviabilizar a separação e o reaproveitamento do material.
Resistente, o plástico leva em média 400 anos para se decompor e ainda libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar, prejudicando alimentos, animais causando doenças nas pessoas. Já o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses para se decompor.
O plástico também causa problemas fora do oceano Os principais problemas que ele traz às nossas vidas são: o plástico é tóxico para nós humanos, mas ainda assim é usado para embalar comida. Por ser um derivado de petróleo, o plástico é tóxico.
Para o ambientalista Djalma Weffort o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente, pois pode comprometer o solo, a qualidade das águas de rios e oceanos, bem como a fauna terrestre e aquática. “Esse material possui uma aparência inofensiva, mas é altamente contaminante se for descartado de forma incorreta.
Todos os humanos e outros animais agora carregam uma carga de TCDD e outras dioxinas em seus corpos. Vai a 3,2 milhões de toneladas de PVC o que é descartado como lixo nos EUA a cada ano, onde 70% consiste de embalagens e garrafas. O PVC é difícil de reciclar e contamina outros plásticos.
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.