Respondido por Camila Barbosa
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que era um burgo?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.
Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.
As cidades onde ocorreu sublevação do corpo social (ou seja, da comunidade urbana) foram chamadas de comunas. O movimento comunal ocorreu principalmente nas regiões onde a burguesia era mais forte, como o Norte da França e a Italia centro-setentrional.
De tal modo, com a formação das monarquias nacionais bem como a união dos burgueses e dos Reis, as “Comunas Medievais” ou “Cidades Francas” representavam as cidades que já possuíam certa autonomia administrativa e econômica, ou seja, que eram livres do domínio feudal das quais merecem destaque as comunas do norte da …
A Comuna, de acordo com a lei francesa, é a menor e mais antiga subdivisão administrativa da França, tendo sua origem nos antigos povoados e vilas da Idade Média. Foi oficialmente instituída como unidade administrativa em 1789, mas, só adquiriu autonomia com a edição da Carta Comunal de 5 de abril de 1884.
Comuna de Paris, 1871. A Comuna de Paris foi um governo controlado por operários e membros das classes populares que administrou a capital francesa por 71 dias após a Guerra Franco-Prussiana. … Foram convocadas eleições para a Assembleia Nacional pelo governo provisório, liderado à época por Adolphe Thiers.
História Geral. A Comuna de Paris foi o primeiro governo popular da história, formado principalmente por operários. … Em 1871, foi organizado um governo provisório que buscou apaziguar os ânimos após a guerra propondo uma aproximação com a Prússia.
As principais causas da revolta que resultou na Comuna de Paris estão ligadas às terríveis condições de trabalho dos operários franceses e os pesados impostos pagos pelos trabalhadores para cobrir dívidas de guerra.
A Comuna de Paris, em 1871, foi a primeira tentativa de implantar um governo socialista, iniciada com a revolução proletária na capital, indo de março até maio do mesmo ano. … Os motivos que levaram a essa revolução, além do cerco da Prússia, eram as reivindicações por melhores condições de vida e trabalho.
No ano de 1871, rebelaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que decidiu criar um órgão de governo revolucionário. Estava criada a Comuna de Paris, composta por cerca de noventa membros, eleitos por votação universal, todos eles identificados com a luta pelo socialismo.
– Medidas voltadas para a melhoria nas condições de habitação popular; – Adoção de medidas de proteção contra o desemprego; – Criação do Estado Laico, através da separação entre Estado e Igreja; – Administração das fábricas da cidade feita pelos operários (autogestão);
A Constituição, de 16 de julho de 1934, traz a marca getulista das diretrizes sociais e adota as seguintes medidas: maior poder ao governo federal; voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos, com direito de voto às mulheres, mas mantendo proibição do voto aos mendigos e analfabetos; criação da Justiça Eleitoral e …
As principais medidas foram a divisão entre a igreja e o estado; os direitos iguais para ambos os sexos; formação de milícias populares; a votação para exercer função em cargos públicos e dentre outros.
A Comuna de Paris foi a primeira república proletária da história, quando os «communards», revolucionários parisienses, tomaram o poder na cidade de Paris, em março de 1871. … Assim, em 18 de março de 1871, os rebeldes revolucionários, apoiados pela Guarda Nacional, expulsaram as forças legais da capital francesa.
A Comuna de Paris foi o resultado revolucionário da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871. A derrota francesa na Batalha de Sedan, em setembro de 1870, levou à queda do imperador Napoleão III e à formação de um governo republicano que passou a ser presidido por Adolphe Thiers, em janeiro de 1871.
A reação republicana adotada pelo Governo de Thiers se deu através de intensos combates aos “comunardos”, tendo o apoio de tropas prussianas, bombardeando a cidade de Paris.
A Comuna de Paris durou apenas 71 dias, mas de fato foi a primeira experiência socialista que já houve no mundo. Ela ocorreu após o processo de unificação alemão, onde Napoleão III (Sobrinho-neto de Bonaparte), foi derrotado pelo exército de Otto Von Bismarck.
Com a guerra contra a França vencida, o rei Guilherme 1º da Prússia foi proclamado imperador alemão em Paris em 18 de janeiro de 1871. Bismarck convencera os principados e reinos alemães a se unificarem num só Estado. Na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris.
Diferente da Comuna de Paris, a Revolução Francesa e a Revolução de 1848 foram movimentos burgueses de caráter liberalista, que levavam o caráter da burguesia e da limitação da atuação estatal, além da igualdade formal e maior participação política.
18 de março de 1871 – 28 de maio de 1871
Ele não conseguia mais ficar de pé, por isso foi arrastado para o jardim e fuzilado, sentado numa cadeira”. Com essa “semana sangrenta” terminou o experimento da chamada “Comuna de Paris“, que durara dois caóticos meses. … Inúmeros militares e clérigos, entre eles o arcebispo de Paris, foram tomados como reféns.
18 de março de 1871 – 28 de maio de 1871
Revolução de 1848 – Movimentos revolucionários populares no mundo. O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucionários que, a partir de Paris, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos.
Século XIX. Em 1804, depois de ter sido eleito cônsul vitalício em plebiscito, Napoleão foi coroado imperador dos franceses e instaurou um regime monárquico, embora inspirado nos princípios da revolução. … Napoleão foi vencido em Leipzig em 1813, o que precipitou a queda do império.
Resposta: A revolução de 1830, que derrubou o rei Carlos x, e a revolução de 1848, que proclamou a segunda República.
Luís XVIII de FrançaLuís XVIII
Sucessor(a) – Napoleão I
2º Reinado – 8 de julho de 1815 a 16 de setembro de 1824
Predecessor – Napoleão I
Sucessor – Carlos X