Respondido por Carla Lima
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é uma prática colaborativa?” são frequentemente questionados:
A utilização da arbitragem e mediação fomenta as práticas colaborativas, uma vez que o advogado pode contar com a colaboração de equipes profissionais de outras áreas. Com as inúmeras mudanças tecnológicas, diversos setores são constantemente impactados.
As práticas colaborativas são um método extrajudicial de resolução de controvérsias, não adversarial e interdisciplinar. Focada com exclusividade na construção conjunta dos processos decisórios por meio do diálogo, a prática se pauta no protagonismo e na corresponsabilização das partes.
REEVES, Scott. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface (Botucatu) [online]. … A educação interprofissional (EIP) é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde.
A advocacia colaborativa tem como objetivo a atuação dos advogados na celebração de acordos entre as partes antes que a questão chegue ao Judiciário. … Para isso funcionar, é assinado um termo de não litigância entre os advogados.
Para atuar na advocacia colaborativa, os advogados assinam um termo de não litigância. Isso significa que, caso não haja acordo entre as partes, eles são obrigados a abandonar a causa e deixar que a Justiça resolva. Entretanto, é necessário manter sigilo sobre os temas tratados durante os trâmites.
Significado de Multidisciplinar adjetivo masculino e feminino Pedagogia. Que possui, abarca ou se divide por muitas disciplinas e/ou pesquisas; pluridisciplinar: palestra multidisciplinar.
Características. Diz-se, por exemplo, que uma equipe é multidisciplinar quando cada profissional detém conhecimentos em áreas específicas. Cada membro da equipe contribui com o conhecimento e a prática próprias da sua área de conhecimento e aprende com as demais áreas, porém sem abandonar a sua.