O Que E Uma Alca De Platina?

A melhor resposta para a pergunta “O que é uma alça de platina?”

Respondido por Diego Martins

O que é uma alça de platina?


Alça de transferência é um instrumento de uso em laboratórios de microbiologia composto de um fio metálico, de platina (quando é chamada também de alça de platina), ou aço inoxidável, preso a um cabo de vidro, um bastão de vidro, ou plástico de comprimento adequado.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é uma alça de platina?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Qual a função da alça de Drigalski?

ALÇA DE DRIGALSKI DE VIDRO Indicado para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petri contendo meio de cultura sólido. São utilizadas para exame dos microrganismos em microscópio óptico.

✔ Como usar a alça de Drigalski?

O material deve ser inoculado girando-se a placa em torno do seu próprio eixo com leve pressão da alça de Drigalski sobre o meio. Alternativamente deve-se segurar a placa realizar movimentos circulares com a alça espalhando por toda a placa o material inoculado.

✔ Qual é a função da placa de Petri?

Uma placa de Petri é uma peça de vidro ou plástico, de formato idêntico a pequeno prato de bordas verticais (ver figura 1). Estas placas usam-se principalmente para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para realizar reacções em escala reduzida.

✔ Como usar a placa de Petri?

Para ser usada enche-se a placa de petri com um caldo líquido de Agar onde há mistura de nutrientes, sais e aminoácidos. A placa de petri é fabricada em poliestireno com alto grau de transparência, são colocadas em embalagens contendo dez unidades sendo esterilizadas por raio gama.

✔ Quem inventou a placa de Petri?

Julius Richard Petri

✔ O que são meios de cultura e como são classificados?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.

✔ Quais são os estágios da patogênese bacteriana?

Invasão (intracelular, extracelular ou ambas) e multiplicação de micro-organismos bacterianos em um hospedeiro. Colonização + resposta do hospedeiro a esse agente. Primária ou oportunista. Condicão anormal, desordem de uma estrutura ou função, que afeta parte ou todo organismo, resultante de uma infecção bacteriana.

✔ O que é patogenicidade bacteriana?

Patogenicidade – propriedade de um microrganismo provocar alterações fisiológicas no hospedeiro, ou seja, capacidade de produzir doença. Virulência – Grau de patogenicidade, determinada pelos fatores de virulência expressos pelas células.

✔ O que é mecanismo Patogenico?

O termo patogénese ou patogenia refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.

✔ Qual a diferença de infecção e virulência?

Uma infecção viral que produza reacções adversas num hospedeiro susceptível é denominada de doença viral ou virose. Para que uma infecção ocorra é necessário que haja uma fonte de vírus com virulência e em número suficiente para iniciar o contágio do hospedeiro com maior ou menor resistência.

✔ O que é uma adesina?

Adesinas são complexos protéicos que reconhecem e se ligam a receptores também protéicos na superfície da célula do hospedeiro. Os organismos que infectam o trato urinário, por exemplo, resistem à ação de lavagem pela urina por meio de forte adesão ao epitélio da bexiga via expressão de adesinas.

✔ Como ocorre a formação de biofilmes?

Os biofilmes são formados pela deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, formando uma matriz de exopolissacarídeos onde iniciam seu crescimento.

✔ Como se forma o biofilme dental?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.