Respondido por Manuela Cavalcanti
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é reguladores?” são frequentemente questionados:
Os alimentos reguladores fazem parte do segundo nível da pirâmide e devem ser consumidos em menor quantidade se relacionados aos energéticos, mas em grandes porções se comparados aos seus benefícios. Afinal, de uma forma geral são ricos em vitaminas A, B, C, D, E, K, fibras e sais minerais.
Os alimentos construtores são aqueles ricos em proteínas, que têm como função ajudar na construção de novos tecidos pelo corpo. A carne é um bom exemplo de alimento construtor, além dos ovos e leite.
Alguns exemplos são: arroz, feijão, milho, lentilha, grão-de-bico, soja, amendoim, nozes, amêndoas e castanha-do-pará. Como as proteínas ajudam o corpo a crescer, a se renovar e a se manter resistente, alimentos que contêm grandes quantidades dessa substância são classificados como alimentos plásticos ou construtores.
Os alimentos plásticos são aqueles que se destinam a formação de nosso organismo, com isso, promovendo a reconstituição dos tecidos. Exemplo: leite e ovo. Os alimentos energéticos são aqueles que promovem energia ao nosso organismo. Exemplo: doces e cereais.
Resposta: Nutrientes plásticos são aqueles que compõem as células e tecidos, participando da estrutura corporal. Já os nutrientes energéticos são aqueles que fornecem energia para que o organismo funcione.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Na pirâmide alimentar brasileira, os alimentos estão divididos em oito grupos dispostos em quatro níveis. Como cada alimento apresenta uma grande variedade de nutrientes, eles foram classificados de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade na sua composição.