Respondido por Kauan Sousa
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é pico da metade do ciclo?” são frequentemente questionados:
A fase lútea tem início após a ovulação. Ela dura aproximadamente 14 dias (a menos que ocorra fecundação) e termina pouco antes da menstruação. Nesta fase, o folículo rompido se fecha após a liberação do óvulo e forma uma estrutura chamada de corpo lúteo, que produz quantidades cada vez maiores de progesterona.
Ao mesmo tempo que se dá a menstruação, por causa da descida das hormonas produzidas, aumentam as hormonas estimulantes dos ovários, as gonadotrofinas (sobretudo FSH). Por vezes, este início de ciclo, em que os ovários produzem menos hormonas é referido como fase folicular precoce ou inicial.
Progesterona A progesterona é um hormônio produzido no ovário na segunda metade do ciclo menstrual, portanto, depois da ovulação, sendo esse período conhecido como fase lútea. Ele é responsável por preparar o endométrio para receber um possível embrião e tornar viável a implantação do embrião na parede uterina.
A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides, evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo.
O ciclo menstrual de quem toma pílula é de 28 dias. Na maioria dos casos, em cada ciclo, as mulheres tomam a pílula durante 21 dias seguidos e fazem uma pausa por 7 dias. Durante a pausa, como cessam-se os hormônios, a menstruação costuma descer.
Ainda segundo Sérgio, o uso de alguns métodos contraceptivos hormonais e medicações influenciam a cor do sangue menstrual. “O fluxo marrom escuro, em pequena quantidade, pode aparecer em pacientes que tomam pílulas anticoncepcionais ou que usam anti-inflamatórios para cólica.