Respondido por Isabela Correia
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é o Quipo dos incas?” são frequentemente questionados:
A – O quipo era um objeto composto por cordas e uma série de nós que era usado pelos Incas para fazer registros contábeis (a quantidade de determinados produtos, como animais ou grãos, por exemplo) e transmitir mensagens.
Eram feitos da união de cordões que podem ser coloridos ou não,e poderia ter enfeites, como por exemplo ossos e penas, onde cada nó que se dava em cada cordão significava uma mensagem distinta.
Quipo era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros mnemotécnicos entre os incas.
No Império Inca, os chasquis eram ágeis e habilidosos corredores que se revezavam, de um posto ao outro, na missão de entregar as mensagens oficiais de governo ou objetos.
Os Quipucamayocs eram os responsáveis pela gestão dos quipus, sendo os responsáveis pela contagem e registro populacional e de toda movimentação de ativos do império.
Quipo (do quíchua cusquenho Quipo ou Khipu,”) era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros memotécnicos entre os incas.
Resposta: Explicação: Quipo (do quíchua cusquenho Quipo ou Khipu,”) era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros mnemotécnicos entre os incas.
Resposta: os quipus eram úteis pois permitiam o controle da produção, dos impostos, das comunicações, tem sido uma ferramenta muito útil para administrar o império inca.
Resposta. Resposta: A – O quipo era um objeto composto por cordas e uma série de nós que era usado pelos Incas para fazer registros contábeis (a quantidade de determinados produtos, como animais ou grãos, por exemplo) e transmitir mensagens.
O ofício mais temido nos engenhos era o de feitor, pois sua função era vigiar e castigar os escravos nos períodos que estes estivessem trabalhando pouco e nos momentos das fugas.
Feitores eram os comerciantes responsáveis pela instalação e a manutenção das feitorias, um sistema de colonização implementado por diversos países europeus no início da colonização advinda das grandes navegações. … As feitorias eram importantes para realizar trocas comerciais e colonizar o território de forma lucrativa.