Respondido por Maria Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é forma plana e não plana?” são frequentemente questionados:
A superfície de contato é um fator que influencia na rapidez de uma reação química. Nos Sólidos, as reações químicas começam na superfície externa para depois alcançarem seu interior. A superfície externa é a que propicia o contato direto entre os reagentes.
Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação. … Lembre-se de que toda reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária.
Quando a superfície de contato, é colocada como reagente, em maior quantidade, maior será a proporção de moléculas que estarão reagindo, ou seja, maior número de colisões entre elas, gerando assim, uma reação com maior velocidade.
É a área de um determinado reagente efetivamente exposta aos demais reagentes. Sabemos que as reações para ocorrer dependem do contato entre as substâncias reagentes; assim quanto maior a superfície de contato, maior será o número de colisões entre as partículas e consequentemente maior será a velocidade da reação.
Uma reação química ocorre em virtude das colisões entre as partículas da superfície do material, assim, quanto maior for a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior será a taxa de desenvolvimento da reação e vice-versa.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
Superfície de contato A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.
O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
* Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior a velocidade com que a reação se processa, pois, conforme explicado nos dois últimos itens, a reação depende do contato entre as substâncias reagentes; * Catalisador: O uso de catalisadores específicos para determinadas reações pode acelerá-las.
Temperatura Quando a temperatura aumenta, a velocidade das partículas que constituem os reagentes aumenta e, portanto, o número de colisões e a violência com que elas acontecem também aumentam. O resultado é uma maior velocidade da reação.
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
Resposta. Resposta: Luz,velocidade, pressão (sistema gasosos) e natureza dos reagentes.