Respondido por Julieta Rodrigues
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é o capitalismo monopolista?” são frequentemente questionados:
Tal relação se dá pelo fato de que o serviço social nada mais é do que mais uma categoria explorada pelo sistema de produção capitalista. … Assim sendo, tal modalidade é explorada de forma a enriquecer o contratante do serviço, o que gera essa relação entre o serviço social e o sistema de produção capitalista.
A principal diferença entre o capitalismo competitivo e o capitalismo monopolista é que o capitalismo competitivo privilegia a inovação e o público consumidor, enquanto que o monopolista tende a concentrar (ainda mais) a renda e desestimular o surgimento de novos atores econômicos.
Sabemos que a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista.
Segundo o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) o Assistente Social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Os 5 maiores desafios da assistência social
Nesta perspectiva, os grandes desafios impostos ao Serviço Social na contemporaneidade se direcionam para o engajamento nas lutas sociais, a incorporação de um projeto ético-político voltado para a construção de uma sociedade igualitária, justa e inclusiva, e a recuperação da crença de que os sujeitos históricos são …
Quais as implicações que o Serviço Social enfrenta na contemporaneidade? A. Não existem implicações no interior do Serviço Social renovado. … Implicações filosóficas, pois há uma divergência entre os assistentes sociais sobre qual concepção filosófica utilizar.
Dentre os principais desafios impostos ao exercício profissional do(a) assistente social contra a violação dos direitos humanos, podemos citar: desigualdade social – que é histórica e que, em tempos de crises econômicas, costuma se agravar cada vez mais.
Para a autora há três níveis de atuação/ação propostas aos assistentes sociais: o da proposição, articulação e avaliação de políticas sociais; o da organização e articulação de serviços; e o da intervenção em situações familiares.
Conhecido por assistente social, cabe a esse profissional compreender a realidade dos indivíduos presente nos problemas sociais como: a violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil diante das demandas existentes na saúde, habitação, educação, entre outras, e colocar em prática as …
A dimensão educativa na prática do Assistente Social caracteriza-se não apenas pela a sua base epistemológica, mas, principalmente, pela possibilidade deste profissional trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços sociais.
AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, TÉCNICO-OPERATIVA E ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.