Respondido por Lavinia Melo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que é ADH e qual sua função?” são frequentemente questionados:
Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular. A secreção do hormônio aldosterona, por sua vez, é regulada pela renina e pela angiotensina.
É sabido que o tratamento de escolha para adenoma unilate- ral produtor de aldosterona é a adrenalectomia unilateral, porque ela melhora a pressão arterial e os níveis séricos de potássio e diminui o uso de medicações anti-hipertensivas.
A maioria dos autores usa o ponto de corte de aldosterona acima de 15 ng/dL para o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário. Se o nível de aldosterona for menor do que esse valor, a triagem é negativa, independentemente da relação aldosterona/atividade da renina plasmática (A/R).
Uma causa comum e curável de hipertensão arterial sistêmica (HAS), o hiperaldosteronismo primário (HPA) é caracterizado por HAS com baixos níveis de renina plasmática e altos níveis plasmáticos de aldosterona. Estes últimos são inadequadamente alto para o volume e pressão arterial./span>
Hiperaldosteronismo primário, em que as suprarrenais são originalmente afetadas por um adenoma geralmente não canceroso. Hiperaldosteronismo secundário, em que elas são afetadas secundariamente, em consequência de outras doenças ou condições./span>
A renina ou angiotensinogenase é uma enzima circulante liberada pelas células justaglomerulares dos rins em resposta a uma série de estímulosidade fisiológicos e provoca a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona.