Respondido por Joao Carvalho
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como tirar sonda nasoenteral?” são frequentemente questionados:
– Tracionar a sonda ou dreno retirando-a lentamente e delicadamente, desprezando-a no saco de lixo; – Realizar a higienização; – Deixar o cliente confortável e com a campainha ao seu alcance; – Deixar o ambiente em ordem.
Para verificar se a sonda está no local: Colocar a ponta da sonda no copo com água – se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada; 15.
► Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 3 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe. Pode haver náuseas e vômitos, portanto deixe-o repousar alguns minutos.
A aspiração de suco gástrico indica a entrada da sonda no estômago. O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda.
No caso da Sonda Nasoenteral, o único meio de se certificar quanto à localização desta é através da realização do exame de RX de abdôme, para visualizar a localização da ponta radiopaca desta sonda, para então iniciar ou não a dieta com segurança para o cliente.
Tipos de Sonda Nasogástrica As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).
A denominação das sondas varia com o seu uso: – sonda nasogástrica (Levin) – sonda orotraqueal (ou portex) – sonda gastrostomia (Malecot) – sonda vesical (Foley) – sonda uretral – sonda retal Page 17 III – MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.