Respondido por Eduarda Almeida
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como se tornar um cidadão crítico?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
O novo modelo de educação exige que a equipe pedagógica esteja ciente que, além de repassar o conhecimento, é preciso formar cidadãos críticos, com valores sólidos e conhecedores do seu papel na sociedade.
BNCC quer formar jovens de modo integral, capazes de lidar com desafios individuais e coletivos. O capítulo introdutório da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que concepção de Educação irá orientar as escolas brasileiras.
O homem que o mundo demanda formar é um homem sensível, reflexivo, crítico e atuante. Um homem que reaja contra a desumanização. Um homem com valores éticos, capaz de usar de empatia e olhar para o mundo com olhos apaixonantes.
A BNCC, no contexto escolar, pode ajudar na formação do cidadão que queremos ao estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver no período da escolaridade regular, pois a mesma é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica que são direcionadas …
O que são intervenções pedagógicas?
No ensino médio estão os adolescentes de 15 a 17 anos, que já concluíram o ensino fundamental e estão caminhando para o término da educação básica. … É importante ressaltar que aqueles que não concluírem o ensino médio não podem ingressar em cursos superiores.