Respondido por Rodrigo Rocha
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é administração pública em sentido objetivo?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A Administração Pública tem como objetivo trabalhar em favor do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos que administra. Ou seja, nela estão duas atividades distintas como a superior de planejar e a inferior de executar.
a) Em sentido subjetivo, formal ou orgânico – é o conjunto de pessoas jurídicas, órgãos e agentes aos quais o ordenamento jurídico atribui a função administrativa; b) Em objetivo, material ou funcional – é a própria atividade administrativa ou função administrativa.
O sentido subjetivo é a forma pela qual a multiplicidade de elementos presentes na subjetividade social, assim como todas as condições objetivas de vida do mundo social, se organizam numa dimensão emocional e simbólica, possibilitando ao homem e a seus distintos espaços sociais novas práticas que, em seus …
O sentido objetivo, pois, da expressão, deve consistir na própria atividade administrativa exercida pelo Estado por seus órgãos e agentes, caracterizando, enfim, a função administrativa”[19] “Trata-se da própria gestão dos interesses públicos executada pelo Estado, seja através da prestação de serviços públicos, seja …
Direito administrativo é a área voltada para a regulamentação das atividades da Administração Pública e seus servidores. Tem leis e princípios próprios que conferem autonomia e alto grau de especialização enquanto ramo do direito.
No Direito Administrativo, a Função administrativa é uma das três funções básicas do Estado, ou de seus delegatários, por oposição com a função legislativa e a função jurisdicional. O cumprimento do comando legal, deverá decorrer da função exercida por pessoa jurídica de direito público. …
Atividade administrativa nada mais é do que a gestão de bens, interesses e serviços públicos com o objetivo de se alcançar o bem comum, atendo-se sempre a lei e a moralidade administrativa. Função é o conjunto de competências determinadas por lei. …
A Contabilidade possui duas funções básicas: administrativa e econômica. A função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício. objetiva apurar o Rédito ou Resultado (Lucro ou Prejuízo) das aziendas.
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. … Ela auxilia, portanto, no processo de administração das empresas, tendo papel crucial na tomada de decisões.
Etimologia (origem da palavra azienda). Do italiano azienda, “empresa, firma, estabelecimento”.
É proibido ao contabilista profissional: fazer depreciação contra colegas, contra sua classe contábil, assinar documentos de outros sem ter participação, quando for impedido de praticar a função, exerce-la ou facilitar para terceiros ou não habilitados para a pratica contábil, nunca ir em desacordo com a legislação, …
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Como você pode perceber, a principal função da contabilidade gerencial é gerar informações para a tomada de decisões, no entanto, a sua importância não para por aí. Ela também fornece uma espécie de fotografia, um demonstrativo real da situação financeira e patrimonial de uma empresa.
São consideradas como funções da contabilidade em uma empresa, exceto: a) Registrar as movimentações econômico-financeiras. b) Elaborar demonstrativos financeiros para tomada de decisões. … e) Fornecer informações para a análise da situação econômico-financeira.
A contabilidade gerencial fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa. Neste contexto, o contador é o profissional capaz de interpretar e explicar os dados contábeis para os donos do negócio, diretores e gerentes da empresa.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
O objetivo da contabilidade pública é administrar o patrimônio público por meio do registro de atos e fatos contábeis. … Além disso, a análise contábil visa gerar relatórios que promovam a transparência e a prestação de contas à sociedade.
Para que a contabilidade gerencial seja utilizada como uma ferramenta estratégica no processo de tomada de decisões, é preciso que ela seja integrada com a contabilidade de custos e também todos os procedimentos contábeis e financeiros ligados ao planejamento e orçamento empresarial.
De acordo com Henrique (2008), as ferramentas da contabilidade gerencial são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Elaboração de Índices Financeiros e Econômicos (através do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado) e a Demonstração de Fluxo de Caixa.