Respondido por Rafael Barbosa
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como se caracteriza a biossegurança?” são frequentemente questionados:
As medidas de Biossegurança envolvem diferentes riscos e podem prevenir danos ergonômicos, químicos, psicológicos e biológicos, por exemplo. … Ao pensar em Biossegurança, o empregador precisa recorrer ao setor de Segurança do Trabalho e às normas regulamentadoras para evitar qualquer acidente ou dano ao profissional.
Nunca guarde produtos de maquiagem no banheiro, pois a umidade e a variação de temperatura são meios propícios para a proliferação de fungos e bactérias nos produtos de maquiagem. A esterilização dos materiais metálicos deve ser feita sempre após utilizar esses produtos.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) O avental ou jaleco utilizado como EPI impede que os procedimentos da maquiagem sejam realizados apenas com a roupa do corpo, evitando sujidade dos produtos e do cliente, bem como a contaminação microbiológica.
Os cuidados específicos com os pincéis evitam além de contaminação, que eles durem menos….Saiba como lavar
Se você não limpa o pincel com frequência isso pode causar um acúmulo de bactérias nas cerdas dele, passando para sua pele durante a aplicação da maquiagem. Essas bactérias no contato com a pele podem causar coceiras, alergias, dermatite, acne, doenças como foliculite, micoses, furúnculo, herpes labial entre outras.
Para evitar que as cerdas do pincel fiquem amassadas, ou que eles sejam expostos à sujeira e outros agentes externos, a melhor saída é guardar todos os pincéis em um pote ou copo, com as cerdinhas viradas para cima.
Como cuidar dos meus pincéis?
Aprenda como limpar pincel de pintura
Como limpar o pincel e o rolo de pintura?
Você verá a acetona ou o óleo de banana alterando de cor com a tinta que vai saindo. Após isso é só mergulhar as cerdas do pincel em uma vasilha com água para remover o produto das cerdas. Seque o pincel com um pano limpo, e pronto! Dica: a aguarrás e o thinner também são solventes que removem a tinta presa nas cerdas.
Mergulhar o pincel em agua morna, a seguir puxar as cerdas numa pastilha de sabão ou utilizar um liquido de limpeza de loiça. A seguir, ”espalmar” as cerdas, trabalhar o pincel na palma da mão, enxaguar e repetir até formar espuma leve.
Ao contrário da tinta a óleo, a tinta acrílica é à base de água e não precisa de solventes ou thinner para limpar um pincel sujo com essa tinta. Basta lavar os pincéis com um sabão líquido e água morna para se livrar de qualquer resíduo.
Deve-se aplicar uma ducha de água bem forte sobre as cerdas, para retirar qualquer vestígio de alimentos, e deixar o pincel de molho em água e sabão, para que a gordura não se impregne no utensílio. Quando as cerdas estiverem amareladas ou perderem a uniformidade, é sinal de que o material já deve ser trocado.