Popularmente, as bebidas que são feitas com ervas colocadas em água fervente são chamadas de "chás", no entanto, apenas um tipo de planta produz o verdadeiro chá. O chá é a bebida preparada a partir da planta Camellia sinensis, que pode dar origem a chá verde, chá preto, chá amarelo ou chá vermelho, por exemplo, de acordo com o momento em que a planta é colhida.
Após a fervura, essa fração de mosto é retornada ao mosto principal, o que elevará a temperatura do mosto para aproximadamente 52°C, atingindo a temperatura de ativação das protease – parada proteica. Manter por 20 minutos minutos nesta temperatura e retirar mais 1/3 de mosto com a panela de fervura. A temperatura é elevada lentamente até atingir a fervura,mantendo por 15 a 30 minutos, dependendo do estilo da cerveja.
A decocção era utilizada largamente em receitas da europa ocidental. Atualmente, ainda é bastante utilizada em estilos alemães e tchecos. E muitas cervejarias comerciais ainda utilizam a decocção por causa da alta taxa de extração do malte e obtenção de mais sabores maltados.
Pode ser bebido antes das refeições para ajudar na absorção. Se a decocção contiver substâncias com efeitos irritantes no sistema digestivo, é melhor tomá-la com o estômago cheio.
A infusão é a bebida preparada com as partes mais frágeis de outras plantas que não a Camellia sinensis, como a camomila, capim-limão, cidreira, dente-de-leão ou cavalinha, por exemplo. Essa técnica preserva o óleo essencial das plantas e é normalmente usada para preparar “chás” a partir de folhas, flores e frutos moídos, garantindo melhor disponibilidade dos ativos das plantas.
preparação. As folhas de bétula eles são colocados em água fria e depois levados a ferver por cerca de 30 minutos. É resfriado e filtrado antes de tomar.
preparação. Coloque o semente de linho em água fria, em uma panela. Leve ao fogo brando por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar. Filtre com um coador bem tecido.
Na tripla decocção são realizados 3 ciclos de retirada/fervura do mosto. São utilizadas as tr~es principais rampas de temperatura: parada de acidificação, parada proteica e sacarificação.
preparação. Use as folhas mais tenras do alecrim ou o seco para venda em fitoterapia. Se você usar o raminho fresco, limpe cuidadosamente para remover quaisquer resíduos de solo. Coloque em uma panela com água fria e leve ao fogo. Deixe ferver por 10 minutos e esfrie. Filtre e beba.
Apesar das técnicas utilizadas para a decocção estarem um pouco ultrapassadas, existe algo mais que isso: a curiosidade do cervejeiro caseiro, que se anima todo em testar técnicas novas, nem que seja para ver como era a produção dos antigos cervejeiros alemães.
Após colhida a parte da planta que será utilizada no preparo do “chá”, a secagem da mesma deve ser realizada no mesmo dia da colheita. Essa secagem pretende reduzir a ação das enzimas contidas na planta pela desidratação, o que faz com que se conserve a planta por mais tempo – assim como a eliminação da água aumenta o percentual de princípios ativos em relação ao peso.
Ele muitas vezes vem em auxílio dos camponeses porque ele tem a capacidade de expulsar insetos, e pulgões de plantas. Para preparar um pesticida, serão usados os menores resíduos e bulbos. Você também pode adicionar outros repelentes naturais, como cebola.
A qualidade da água utilizada no preparo também é fundamental. Prefira água filtrada ou mineral, evitando o uso de água da torneira, que pode conter impurezas e substâncias químicas prejudiciais à saúde. A água limpa e pura ajuda a destacar os sabores e aromas dos ingredientes utilizados na infusão.
O ideal é sempre consultar um profissional antes de utilizar qualquer tipo de planta, para saber qual a parte da planta a usar, qual a quantidade e quantas vezes consumir por dia.
preparação. Corte o rizoma do gengibre com arruelas. Você obtém cerca de 2-3 arruelas grandes o suficiente que serão colocadas em uma panela com um copo de água fria. Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e coe antes de beber.
A decocção é um método tradicional de preparo de bebidas à base de plantas. Nesse processo, as partes duras da planta, como cascas e raízes, são fervidas em água por um período prolongado de tempo. Isso permite a extração das substâncias presentes nessas partes da planta, resultando em bebidas mais concentradas e com sabor mais forte. A decocção é frequentemente utilizada para a preparação de tônicos e remédios naturais.
O ideal é sempre consultar um profissional antes de utilizar qualquer tipo de planta, para saber qual a parte da planta a usar, qual a quantidade e quantas vezes consumir por dia.
Todas as outras preparações que não são feitas com Camellia sinensis são, na verdade, chamadas de infusões ou decocções. As infusões são feitas usando as partes mais frágeis da planta, como as folhas ou as flores, já as decocções são preparadas com as partes mais duras, como as cascas ou as raízes. Dependendo se é uma infusão ou decocção, o tempo e o modo de preparo também variam.
Como fazer: deve-se adicionar as partes duras da planta numa panela com a água e deixar ferver entre 10 a 15 minutos, até que a água fique mais escura e aromática. Depois, deve-se desligar o fogo, tampar a panela e deixar amornar.