Respondido por Fábio Cavalcanti
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como fazer divisão de números decimais?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Para começar a fazer a divisão, devemos encontrar um número que multiplicado por 20 seja igual a 5, porém esse número inteiro não existe! Então, acrescentamos 0 e uma vírgula no quociente, 0 no dividendo e prosseguimos a divisão normalmente.
* PASSO 1: Quantos algarismos têm no divisor? Neste caso, 4. * PASSO 2: Os 4 primeiros algarismos do dividendo são maiores que os do divisor, então é possível dividir. Se os 4 primeiros algarismos do dividendo forem menores (o que não é possível dividir), pegaremos mais uma casa à direita.
Quando um número inteiro menor é dividido por outro número inteiro maior, deve-se iniciar colocando 0 , no quociente e, após fazer isso, adiciona-se um \(0\) ao dividendo (primeiro zero em vermelho adicionado).
14X4=56, 14X5=70, 14X6=84. Multiplica-se então 6 por 14, e coloca-se a diferença abaixo. Se após ter baixado todos os algarismos do dividendo, o resto não for ainda igual a zero, devemos então colocar então uma vírgula a seguir ao dividendo, e acrescentar um zero ao resto. Repetir os passos 2 e 3.
Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de zero, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar.
Elas são formadas por elementos diferentes, mas todas possuem o mesmo valor proporcional. Nesse exemplo, temos que a fração 1/2 é a fração irredutível de 8/16. Simplificar uma fração consiste em dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número.
Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.
Se o radicando de uma raiz for um número inteiro, é possível reescrever esse número como produto de fatores primos, como garante o teorema fundamental da aritmética. Feito isso, reescreva os fatores primos em fatores cujo expoente seja igual ao índice do radicando.
Atenção: o importante é eliminar a raiz (que pode ser quadrada, cúbica, etc), mantendo uma fração “equivalente”, ou seja, que representa o mesmo valor. Uma dica é multiplicar tanto o numerador (parte de cima), quanto o denominador pelo mesmo número, o que não interfere na igualdade.
Trata-se de um caso particular de radiciação, no qual o índice do radical é igual a 2, ou seja, é a operação inversa das potências de expoente igual a 2. Quando um número positivo possui raiz quadrada exata, dizemos que esse número é um quadrado perfeito.