Respondido por Júlia Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como as células absorvem os nutrientes?” são frequentemente questionados:
As vitaminas, minerais e fluidos são absorvidas simultaneamente através da mucosa intestinal. A maioria das vitaminas passa inalterada do intestino delgado para o sangue, por difusão passiva.
Combinações que aumentam a absorção de nutrientes:
Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são: A, a D, E e K.
Grupo de escolhas da pergunta. São absorvidas pelas células do estômago que, por sua vez, são protegidas pela presença de muco. São absorvidas junto aos carboidratos, sendo hidrolisadas pelas enzimas da borda em escova.
As hidrossolúveis por exemplo, são facilmente metabolizadas e consequentemente mais rapidamente excretadas e por isso necessitam de maior reposição (que seja ingerido mais frequentemente), enquanto as lipossolúveis podem ser mais facilmente estocadas no organismo.
As vitaminas, classificadas como lipossolúveis ou hidrossolúveis, são partes de enzimas ou de outras substâncias orgânicas, essenciais ao funcionamento celular normal. As vitaminas lipossolúveis incluem as vitaminas A, D, E e K. A bile é necessária para a absorção das vitaminas lipossolúveis.
As vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais no funcionamento do nosso corpo, tanto sua deficiência como seu excesso podem causar várias doenças. Embora não sejam fonte de energia, possuem outras características, sendo divididas em hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura).
“Para as lipossolúveis serem absorvidas é necessário a presença também da bile e do sulco pancreático, além de lipídios. São elas as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
São hidrossolúveis as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As vitaminas do complexo B, são: B1, ou tiamina; B2, ou riboflavina; niacina, que inclui o ácido nicotínico e a nicotinamida; B6, que agrupa a piridoxina, piridoxal e a piridoxamina; B12 ou cobalamina; ácido fólico; ácido pantotênico e biotina.
Significado de Hidrossolúvel adjetivo Diz-se dos corpos solúveis na água, p. ex., as vitaminas B, C e P.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que são solúveis em água.
As vitaminas são tradicionalmente classificadas em dois grandes grupos: o das vitaminas hidrossolúveis e o das vitaminas lipossolúveis. Essa classificação leva em consideração a sua solubilidade, não estando relacionada, por exemplo, com a função que elas desempenham no nosso organismo.
Então vamos abordar aqui algumas dessas substâncias:
As vitaminas são substâncias que o corpo não é capaz de produzir, sendo necessária a sua ingestão. As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo é, normalmente, incapaz de produzir, porém são de suma importância para o funcionamento do organismo.
As vitaminas A, D, E e K são classificadas como lipossolúveis, pois só podem ser absorvidas pelas paredes internas do intestino se houver a presença de lipídeos, ou seja, óleos e gorduras. Já as vitaminas C e do complexo B são classificadas como hidrossolúveis, pois sua absorção ocorre quando há presença de água.
Existem dois tipos de vitaminas de acordo com a especialista: Vitaminas lipossolúveis – Que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença da gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. São elas: A, D, E e K. Vitaminas hidrossolúveis – São vitaminas solúveis em água.
A vitamina A é um grupo de compostos orgânicos não saturados, entre os quais retinol, retinal, ácido retinoico e vários carotenoides provitamina A. Os carotenoides são substâncias presentes nas plantas que podem ser convertidas pelo corpo em vitamina A.
Algumas vitaminas são também produzidas em nosso corpo, como é o caso da vitamina D e K. A vitamina K é produzida por bactérias em nosso intestino, enquanto a vitamina D é produzida quando expomos nossa pele à luz solar.
A vitamina D é armazenada principalmente no fígado. A vitamina D2 e a D3 não são ativas no organismo. Ambas as formas devem ser processadas (metabolizadas) pelo fígado e pelos rins em uma forma ativa chamada vitamina D ativa ou calcitriol. A forma ativa promove a absorção de cálcio e fósforo a partir do intestino.
Consumir variedade de frutas, legumes, verduras e grãos é a forma mais eficaz de ingerir as vitaminas, já que a maioria delas são absorvidas com uma alimentação equilibrada.