Respondido por Evelyn Lima
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como é calculada a amplitude térmica?” são frequentemente questionados:
Temperatura média de uma região compreende a temperatura que predomina em uma determinada região diante de um determinado tempo estabelecido. … A amplitude térmica compreende a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num período de tempo numa determinada região.
Quando a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima é pequena, dizemos que a amplitude térmica é baixa. No entanto, se a diferença entre as temperaturas é grande, falamos que a amplitude térmica é alta. A amplitude térmica pode variar de acordo com a região ou até de cidade para cidade.
Cuiabá
Resposta. O clima tropical semi-árido é típico das Região Nordeste do Brasil, compreende uma área com chuvas e outra onde as chuvas são raras e ocorrem as temperaturas mais altas do país. Apresenta temperaturas médias anuais em torno de 27 ºC e amplitude térmica ao redor de 5 ºC.
dia 14 de setembro
O maior granizo que foi registrado na história precipitou em Vivian, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele caiu em julho de 2010 e possuía um tamanho de 20 centímetros e pesava 880 gramas.
“Os maiores acumulados foram especialmente no Litoral. Na Grande Florianópolis, em um único dia, choveu 240 mm, o que corresponde à média do mês inteiro que é de 200 a 250 mm. A medição foi feita na estação da Casan, no Centro de Florianópolis”, relatou a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.
Previsão de Hoje 10/04 Santa Catarina – MX Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. TemperaturaTemp.
Temperatura de -7,8ºC em Santa Catarina é a menor do ano no país | – Guia da Saúde – SC.
O calor e o aumento da umidade favorecem o desenvolvimento de nuvens e a consequente queda da chuva. Outro fator que também influencia é o relevo da região”, explica Fretta. Segundo o meteorologista, em Santa Catarina persiste a chuva ao longo desta semana, por conta da alta umidade e dos sistemas de baixa pressão.
“A serra funciona como uma barreira para a umidade e aí chove”, fala. Se a pergunta é se chove realmente mais em Joinville do que em outras cidades, a resposta é sim, segundo Paulo. “Todas essas condições fazem com que Joinville seja, efetivamente, uma das cidades que mais chove no planeta”, destaca.