Respondido por Felipe Silva
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como consumir a batata baroa?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A mandioquinha é um ingrediente bastante versátil, podendo ser consumido como salada, purê, refogado, assado, chips e até sopa. O recomendado é consumir até 120 gramas do alimento em cada refeição, visto que não pode haver excesso por se tratar de um carboidrato.
É mais nutritiva que a Inglesa e tem ação antioxidante, desintoxicante, antiinflamatória (também encontrada na batata baroa) e ainda é rica em vitamina A. … A Batata Baroa, também chamada de mandioquinha, é boa para a digestão, tem ótimo valor nutricional e é fonte das vitaminas B e C. E fica uma delícia em sopas.
10 benefícios da mandioquinha para a saúde
A lista de seus nutrientes é extensa: essa raiz tuberosa é rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e E, além de carboidratos, potássio, silício, fósforo, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio.
Mas fica a dica: higienizando bem, consuma com a casca, e o mesmo serve para a batata doce, a batata yacon e a batata salsa (mandioquinha). Fibras e nutrientes em abundância se encontram nas cascas dessas batatas. São todas fontes ricas de fósforo, potássio e zinco, minerais fundamentais para a saúde do organismo.
Diferentemente da batata comum, da batata-doce e da mandioca, a mandioquinha possui uma casca muito fina e delicada, que estraga rapidamente em contato com água e umidade. Para remover a casca, basta raspar levemente com uma faquinha, assim você evita remover muita polpa.
Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata – a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon e por aí vai.
Se está cara a cara com um chuchu jovem, pode ir em frente e comer a casca. Mas, se ele é mais antigo, tire totalmente a casca. Só tome cuidado ao descascar, já que o chuchu libera um líquido que pode irritar peles mais sensíveis. Use luvas ou descasque-o embaixo da água para proteger suas mãos.
Abobrinha fortalece os ossos; conheça os benefícios desse legume
Tire o miolo das abobrinhas com aparelho próprio ou uma faca.
Deixe as frutas esfriarem caso estejam quentes da exposição ao sol. Lave, seque, descasque (se necessário) e corte a fruta em fatias finas. Frutas finamente fatiadas irão secar mais rápido. Ao manter todos os pedaços do mesmo tamanho, secarão igualmente.
Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento e corte em dois ou 3 pedaços a seu gosto. Se quiser as passas maiores simplesmente corte a banana em 2 pedaços depois de ter cortado ao meio. Claro que isto vai depender do tipo de banana que vais utilizar e do tamanho das mesmas.
Quais os benefícios da banana desidratada? Uma das vantagens das frutas secas, como é o caso da banana desidratada, é que elas são ricas em antioxidantes, fibras e outros nutrientes. … Por peso, a fruta seca contém até 3,5 vezes mais fibras, vitaminas e minerais do que a fruta fresca.
FORNO ELÉTRICO
DESIDRATANDO NO FOGÃO Disponha em uma travessa refrataria de preferencia de vidro. Caso não usar vidro e aconselhável que você use papel vegetal se for usar uma forma de metal. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50C.
Após todas as frutas cortadas, secar em pano limpo, colocando em assadeira forrada com papel manteiga. Levar ao forno baixo, revirando as fatias a cada 30 minutos. Quando formar uma casca seca estarão prontos. Deixe a forma no forno até esfriar.