Respondido por Alice Souza
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como conseguir certificação de produtos orgânicos?” são frequentemente questionados:
O Selo Orgânico serve como uma garantia para a pessoa que busca comer um alimento orgânico. Os selos são colocados para que esse consumidor não seja trapaceado, pois um produto que não segue os requisitos para ser considerado um alimento orgânico não recebe o selo, evitando possíveis fraudes por parte do produtor.
Concluiu-se que a certificação orgânica é um fator importante e decisivo para conquistar maior credibilidade dos consumidores, além de conferir maior transparência às práticas e aos princípios utilizados na produção orgânica.
Este selo significa que o produto é cultivado sem substâncias químicas nem transgênicas, está em conformidade com as leis sanitária, ambiental e trabalhista nacionais e que esta garantia se estende aos fornecedores de matéria prima certificados pelo IBD. Atende às seguintes normas: – Normas IBD.
O Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG), administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, do governo brasileiro, foi criado para identificar e controlar a produção nacional de alimentos orgânicos, quanto a sua origem e processo produtivo.
A Lei nº 10.
Seus ingredientes devem ser inofensivos à saúde do consumidor. Para ser considerado orgânico, o produto deve ser composto de no mínimo 95% de ingredientes orgânicos. Os que têm proporção menor só podem ser chamados de “produto com ingredientes orgânicos” e essa porção tem que ser de, no mínimo, 70%.
Podem ser alimentos orgânicos: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros. Os alimentos orgânicos favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas.
De acordo com a legislação brasileira, produtos orgânicos são apenas aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável e que não prejudica o ecossistema local. Essa regra se aplica tanto para produtos in natura, como também produtos processados.