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Neidson Rodrigues afirma que a luta por uma escola democrática, na década de 1980, no Brasil, exigiu discussões intensas sobre o
processo de democratização do ensino e universalização da
orferta de escolas nos diferentes níveis de ensino. A sociedade entendia e
requeria, nessa época, a educação como direito do povo. Para isso, era
necessário que ela fosse de qualidade, universal, laica, pública e
gratuita.

Explique o que seria os termos: democratização;
universalização e laica.

Neidson Rodrigues afirma que a luta por uma escola democrática, na década de 1980, no Brasil, exigiu discussões intensas sobre o
processo de democratização do ensino e universalização da
orferta de escolas nos diferentes níveis de ensino. A sociedade entendia e
requeria, nessa época, a educação como direito do povo. Para isso, era
necessário que ela fosse de qualidade, universal, laica, pública e
gratuita.

Explique o que seria os termos: democratização;
universalização e laica. Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Neidson Rodrigues afirma que a luta por uma escola democrática, na década de 1980, no Brasil, exigiu discussões intensas sobre o
processo de democratização do ensino e universalização da
orferta de escolas nos diferentes níveis de ensino. A sociedade entendia e
requeria, nessa época, a educação como direito do povo. Para isso, era
necessário que ela fosse de qualidade, universal, laica, pública e
gratuita.

Explique o que seria os termos: democratização;
universalização e laica.


“No contexto do texto” os termos tem os seguintes significados: Democratização: possibilidade de acesso independente da classe social, gênero ou etnia. Todo cidadão tem direito ao acesso à escola independente de sua origem ou condições. Universalização: compreende a ideia de que a oferta de escolas atingiria todos os que nela devem estar. Um serviço universal consegue suprir integralmente a  demanda por ele.  Laica: a escola estaria pedagogicamente dissociada do discurso e da manifestaçáo religiosa, ou seja, nela se fundamentam os saberes científicos.