(PUC-PR) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná) -– “A voz desfaleceu completamente, de extenuada que ela ficara por esse enérgico esforço. Eu chorava de bruços sobre o travesseiro. – Nunca te disse que te amava, Paulo! – Mas sabia, e era feliz! – Tu me purificaste ungindo-me com os teus lábios. Tu me santificaste com o teu primeiro olhar! • • • Lúcia pediu-me que abrisse a janela: era noite já; do leito víamos uma zona azul na qual brilhava límpida e serena a estrela da tarde. Um sorriso pálido desfolhou-se ainda nos lábios sem cores; sublime êxtase iluminou a suave transparência de seu rosto. A beleza imaterial dos anjos deve ter aquela divina limpidez. – Recebe-me … Paulo!…” Esta é uma das cenas finais de Lucíola, de José de Alencar. Aponte a alternativa que contiver as respostas corretas:
I. O romance romântico prefere personagens-tipo, resultados de sínteses ideais, fundindo realidade e fantasia, análise e invenção.
II. A morte de Lúcia atende aos valores morais burgueses do século XIX, que previam a distinção entre a mulher-esposa e a mulher-prazer.
III. A associação entre a mulher e os anjos, amor e paraíso, êxtase sentimental e pureza carnal estava constantemente presente nos textos românticos.
IV. O final infeliz é característico de José de Alencar, como em Senhora e Diva.
V. A linguagem romântica de Alencar é imagística, exaltada, com substantivos vistosos e adjetivos coloridos. São corretas: :(A)I, II, III e V.(B)II, IV e V.(C)III e V.(D)I, II e V.(E)I, III e IV.
(PUC-PR) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná) -– “A voz desfaleceu completamente, de extenuada que ela ficara por esse enérgico esforço. Eu chorava de bruços sobre o travesseiro. – Nunca te disse que te amava, Paulo! – Mas sabia, e era feliz! – Tu me purificaste ungindo-me com os teus lábios. Tu me santificaste com o teu primeiro olhar! • • • Lúcia pediu-me que abrisse a janela: era noite já; do leito víamos uma zona azul na qual brilhava límpida e serena a estrela da tarde. Um sorriso pálido desfolhou-se ainda nos lábios sem cores; sublime êxtase iluminou a suave transparência de seu rosto. A beleza imaterial dos anjos deve ter aquela divina limpidez. – Recebe-me … Paulo!…” Esta é uma das cenas finais de Lucíola, de José de Alencar. Aponte a alternativa que contiver as respostas corretas:
I. O romance romântico prefere personagens-tipo, resultados de sínteses ideais, fundindo realidade e fantasia, análise e invenção.
II. A morte de Lúcia atende aos valores morais burgueses do século XIX, que previam a distinção entre a mulher-esposa e a mulher-prazer.
III. A associação entre a mulher e os anjos, amor e paraíso, êxtase sentimental e pureza carnal estava constantemente presente nos textos românticos.
IV. O final infeliz é característico de José de Alencar, como em Senhora e Diva.
V. A linguagem romântica de Alencar é imagística, exaltada, com substantivos vistosos e adjetivos coloridos. São corretas: :(A)I, II, III e V.(B)II, IV e V.(C)III e V.(D)I, II e V.(E)I, III e IV. Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
(PUC-PR) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná) -– “A voz desfaleceu completamente, de extenuada que ela ficara por esse enérgico esforço. Eu chorava de bruços sobre o travesseiro. – Nunca te disse que te amava, Paulo! – Mas sabia, e era feliz! – Tu me purificaste ungindo-me com os teus lábios. Tu me santificaste com o teu primeiro olhar! • • • Lúcia pediu-me que abrisse a janela: era noite já; do leito víamos uma zona azul na qual brilhava límpida e serena a estrela da tarde. Um sorriso pálido desfolhou-se ainda nos lábios sem cores; sublime êxtase iluminou a suave transparência de seu rosto. A beleza imaterial dos anjos deve ter aquela divina limpidez. – Recebe-me … Paulo!…” Esta é uma das cenas finais de Lucíola, de José de Alencar. Aponte a alternativa que contiver as respostas corretas:
I. O romance romântico prefere personagens-tipo, resultados de sínteses ideais, fundindo realidade e fantasia, análise e invenção.
II. A morte de Lúcia atende aos valores morais burgueses do século XIX, que previam a distinção entre a mulher-esposa e a mulher-prazer.
III. A associação entre a mulher e os anjos, amor e paraíso, êxtase sentimental e pureza carnal estava constantemente presente nos textos românticos.
IV. O final infeliz é característico de José de Alencar, como em Senhora e Diva.
V. A linguagem romântica de Alencar é imagística, exaltada, com substantivos vistosos e adjetivos coloridos. São corretas: :(A)I, II, III e V.(B)II, IV e V.(C)III e V.(D)I, II e V.(E)I, III e IV.