EQST

Assinale a alternativa correta em relação ao tipo sanguíneo na seguinte situação: um  casal tem três filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguíneo o, e um filho possui o tipo sanguíneo a.

Assinale a alternativa correta em relação ao tipo sanguíneo na seguinte situação: um  casal tem três filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguíneo o, e um filho possui o tipo sanguíneo a. Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Assinale a alternativa correta em relação ao tipo sanguíneo na seguinte situação: um  casal tem três filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguíneo o, e um filho possui o tipo sanguíneo a.


Estou colocando a questão na íntegra. (UDESC, 2013) Assinale a alternativa correta em relação ao tipo sanguíneo na seguinte situação: um casal tem três filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguíneo O, e um filho possui o tipo sanguíneo A. a) A mãe possui o tipo sanguíneo O, e o pai o tipo A heterozigoto. b) A mãe possui o tipo sanguíneo A heterozigoto, e o pai o tipo O heterozigoto. c) A mãe e o pai possuem o tipo sanguíneo AB. d) A mãe possui o tipo sanguíneo O, e o pai o tipo sanguíneo A homozigoto. e) A mãe possui o tipo sanguíneo O, e o pai o tipo sanguíneo AB homozigoto. Resposta: O tipo sanguíneo é uma herança autossômica , ou seja, está contida nos cromossomos somáticos, não sexuais, e são igualmente herdadas do pai e da mãe em uma proporção de 50% de cada . O tipo sanguíneo é determinado por dois alelos dominantes (A e B) , estes que quando juntos realizam codominância, e um recessivo (i) , que só se apresenta na ausência dos outros dois. Uma coisa que é muito importante destacar é que, já que cada pessoa herda dois alelos, sendo um do pai e outro da mãe, então um indivíduo com tipo sanguíneo do tipo O não pode ter filhos de sangue AB, e vice-versa. Vamos às tipagens de cada um: Pais: P1 x P2 Ai ii ou Ai Filhos: Filho 1 Filho 2 Filho 3 AA ou Ai ii ii Por que fiz os seguintes arranjos? 1) Se há filhos com sangue O, então os dois pais devem ter o alelo recessivo, e para isso acontecer, eles podem ser um tipo A heterozigoto e outro tipo O, ou os dois tipo A heterozigoto. 2) Como não sabemos exatamente o tipo sanguíneo de um dos pais, então o filho tipo A pode ser dominante homozigoto ou heterozigoto. Assim, vamos às alternativas: a) Correta. b) Incorreta. O tipo O só ocorre em homozigose. c) Incorreta. Como eu expliquei acima, pais AB não podem ter filhos O. d) Incorreta. Se o pai tivesse sangue A em homozigose e a mãe O, todos os filhos deveriam ser tipo A. e) Incorreta. Um pai AB não pode ter filhos O; além disso, AB não ocorre em homozigose, são dois alelos diferentes.