Astenia – Fraqueza, cansaço. Astenia – Enfraquecimento. Ataxia – Falta de Coordenação muscular. Atresia – Ausência ou fechamento de um orifício natural.
substantivo feminino Que não tem vontade de se alimentar; sem apetite; anorexia. [Figurado] Ausência de desejo; que não tem vontade nem disposição: inapetência intelectual; inapetência sexual. Etimologia (origem da palavra inapetência). In + apetência.
O que ser feito: o tratamento principal deve ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra. Além disso, “a prática de exercícios regulares e o consumo de alimentos ricos em triptofano, como castanhas, banana, canela, feijões, ovos, peixes e cacau, podem auxiliar no tratamento.
Insuficiência cardíaca, câncer, diabetes, doença pulmonar crônica, problemas cardíacos e distúrbios neurológicos podem provocar perda de apetite. Mas essa pode ser uma condição temporária, tanto devido aos sintomas, quanto por efeito colateral de um medicamento usado no tratamento.
A fome é a sensação fisiológica que se sente quando o organismo necessita de reposição nutricional. A grelina, hormônio liberado pelo estômago quando se encontra vazio, age diretamente no cérebro fazendo com que a sensação de fome seja ativada.
A leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura, que age diretamente no cérebro e que tem como principais funções controlar o apetite, reduzir a ingestão de alimentos e regular o gasto energético, permitindo manter o peso corporal.
A leptina tem origem na placenta e principalmente no tecido adiposo e tem como reguladores a massa de tecido adiposo e hormônios que agem na regulação do metabolismo energético (insulina e glicocorticóides) (EHRHARDT et al., 2001).
A leptina é um petídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar. Além dos avanços no estudo da célula adiposa, um novo hormôrnio relacionado ao metabolismo foi descoberto recentemente, a grelina.
Entre os principais hábitos para produzir melatonina estão:
Melatonina. Naturalmente produzida pelo corpo humano, a melatonina tem função principal de induzir ao sono.
A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc.