PARA QUE NINGUÉM A QUISESSEPorque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se ascendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não atravessava praças. E evitava sair.Tão esquiva se fez, que foi deixando de ocupar-se, permitindo que fluísse em silêncios pelos cômodos, mimetizada como os móveis e as sombras.Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.COLASANTI, Marina. Para que ninguém a quisesse.In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro, Rocco, 1986. p.111-112 .Em relação à construção da imagem da mulher no texto, pode-se concluir que: ALTERNATIVAS A-Ela usa roupas provocantes para atrair a atenção dos homens .B-Ela odeia o seu marido. C-Ela se caracteriza pela falta de autonomia. D-Ela deveria sim usar as roupas de seda dadas pelo marido. E-Há muitas mulheres que vivem em situação semelhante à mulher do texto.
PARA QUE NINGUÉM A QUISESSEPorque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se ascendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não atravessava praças. E evitava sair.Tão esquiva se fez, que foi deixando de ocupar-se, permitindo que fluísse em silêncios pelos cômodos, mimetizada como os móveis e as sombras.Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.COLASANTI, Marina. Para que ninguém a quisesse.In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro, Rocco, 1986. p.111-112 .Em relação à construção da imagem da mulher no texto, pode-se concluir que: ALTERNATIVAS A-Ela usa roupas provocantes para atrair a atenção dos homens .B-Ela odeia o seu marido. C-Ela se caracteriza pela falta de autonomia. D-Ela deveria sim usar as roupas de seda dadas pelo marido. E-Há muitas mulheres que vivem em situação semelhante à mulher do texto. Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
PARA QUE NINGUÉM A QUISESSEPorque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se ascendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não atravessava praças. E evitava sair.Tão esquiva se fez, que foi deixando de ocupar-se, permitindo que fluísse em silêncios pelos cômodos, mimetizada como os móveis e as sombras.Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.COLASANTI, Marina. Para que ninguém a quisesse.In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro, Rocco, 1986. p.111-112 .Em relação à construção da imagem da mulher no texto, pode-se concluir que: ALTERNATIVAS A-Ela usa roupas provocantes para atrair a atenção dos homens .B-Ela odeia o seu marido. C-Ela se caracteriza pela falta de autonomia. D-Ela deveria sim usar as roupas de seda dadas pelo marido. E-Há muitas mulheres que vivem em situação semelhante à mulher do texto.
EU ACRETIDO QUE SEJA A RESPOSTA C ELA SE CARACTERIZA PELA FALTA DE AUTONOMIA.