No livro de Jeremias capítulo 20 versículo 9 Jeremias diz: "quando eu pensei que não ia mais falar do meu Senhor, foi como um fogo cerrado em meu peito, um fogo cerrado em meus ossos, e eu não tenho descanso" se coloque no lugar de Jeremias, e se um dia você já foi muito usado por Deus e hoje você não é nada, hoje Deus ...
Assim como Jeremias que tinha a mensagem presa dentro dele e queimava como fogo em seu coração, cansado de guardá-la, o autor diz que esse fogo cerrado, isto é, preso em seu coração em anunciar o evangelhos de Jesus Cristo não lhe dá descanso. Por isso o pedido incessante do autor em "deixar queimar".
As queimadas para a prática da atividade agropecuária ocorrem com frequência no Cerrado, esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo. ... Esse fogo originado por fatores naturais é responsável pela distinção vegetal do Cerrado.
O acúmulo de biomassa seca, as condições de baixa umidade e alta temperatura da região e a época do ano, juntos, fazem com que o surgimento do fogo no cerrado seja inevitável.
As queimadas contribuem também para a ciclagem de nutrientes do solo. ... As cascas espessas dos troncos funcionam como um mecanismo de defesa às queimadas. O cerrado apresenta um rápido poder de recuperação, rebrota em um curto período e atrai diversos animais herbívoros em busca de forragem nova.
[Marcos 10:6-9] "Mas no princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe."
O único jeito de preservar a diversidade de espécies do cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil, é queimá-lo de vez em quando.